Atividades serão gratuitas e vão acontecer das 10h às 16h no saguão B, no pátio B e na calçada; na mesma data, abre ao público a Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, a nova mostra temporária do Museu
O Dia das Crianças 2022 vai ser bastante especial no Museu da Língua Portuguesa. No feriado do dia 12 de outubro, a instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo vai promover 12 atividades culturais gratuitas, entre dança, teatro, música e contação de histórias, das 10h às 16h, no saguão B, no pátio B e também na calçada do Museu.
A programação cultural especial do Dia das Crianças é relacionada à nova exposição temporária do Museu, a Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que abre neste mesmo dia e vai abordar as línguas e as culturas dos povos indígenas existentes no Brasil.
A exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras e o apoio do Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO – no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas – e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi.
A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança, a Associação dos Mágicos de São Paulo e o coletivo Bom Retiro É o Mundo são os parceiros do Museu da Língua Portuguesa na programação especial do Dia das Crianças.
Veja detalhes da programação abaixo:
No pátio B
10h às 11h – Oficina de Peteca, com o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa
A programação começa com a Oficina de Peteca, na qual o Núcleo Educativo vai ensinar os visitantes a fazerem petecas de tecido. Em seguida, todos serão convidados a brincar com elas no pátio B do Museu.
No Saguão B
11h às 11h30 – Projeto Meu Amigo Bailarino, com a São Paulo Companhia de Dança
Bailarinos da São Paulo Companhia de Dança ocupam o Saguão B do Museu com o projeto Meu Amigo Bailarino. Nesta ação, a SPCD apresenta em palcos não convencionais trechos de coreografias de seu repertório. A ideia é ampliar o acesso à arte por meio da dança.
11h30 às 11h50 – Dança Kapiwaya, com indígenas do povo Tukano
Uma comitiva composta por indígenas do povo Tukano mostra a dança kapiwaya, que faz parte das práticas rituais dos povos da região do Alto Rio Negro. Esta manifestação, na qual casais, enquanto dançam, cantam letras que fazem alusão a histórias sobre o surgimento do mundo, dialoga com a nova exposição temporária do Museu, Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, sobre línguas e culturas dos povos indígenas do Brasil, cuja inauguração também é no dia 12 de outubro.
11h50 às 12h30 – Peça “O Pirata Grilheta e os Dragões do Mar”, com o Grupo Manolengo Rei
Por meio da história do pirata Grilheta e seus marujos, que partem em uma aventura pelo litoral brasileiro, o Grupo Manolengo Rei pretende refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente. Em seus trabalhos, a companhia transforma resíduos, como papel, papelão e madeira, em objetos de arte.
12h30 às 13h10 – Contação de histórias “Os Olhos do Jaguar”, de Yaguarê Yamã, com o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa
Educadores do Museu promovem a leitura do livro “Os Olhos do Jaguar”. Escrito por Yaguarê Yamã, a obra evoca uma busca a um tempo em que os animais conversavam.
13h10 às 14h – Show de mágica “Magia e Alegria”, com a Associação dos Mágicos de São Paulo
Mario Mendo, especialista em mágica para crianças e escultura com balões, e Jeff, que já trabalhou em circos como Spacial e Di Roma, mostram o show “Magia e Alegria”, com números tradicionais de mágica. A atividade contará com a apresentação da cantora e atriz Eliana Messias. Os dois fazem parte da Associação dos Mágicos de São Paulo.
14h às 15h – Contação de história “Luz nas Histórias”, com a escritora e educadora Tamis Ferreira
A história do livro “Ayo e as Formiguinhas”, de Tamis Ferreira, serve de guia para “Luz nas Histórias”, que ela mesma apresenta na programação do Dia das Crianças do Museu da Língua Portuguesa. Tamis é educadora e escritora e trabalha em cima de questões de representatividade e elevação de autoestima de crianças negras. O “Luz nas Histórias” é a sexta atração do Plataforma Conexões, que selecionou oito projetos nas áreas de teatro, música, dança, contação de histórias e literatura – os escolhidos entraram para a programação cultural de 2022 do Museu.
15h às 16h – “Cortejo Suno”, com a Cia. Suno
No encerramento da programação especial do Dia das Crianças, uma das atrações será a companhia circense Suno, que apresentará o Cortejo Suno, um divertido espetáculo de música, acrobacias, malabarismo, mágicas e palhaçadas. O público, claro, será convidado a participar deste festivo cortejo.
Na calçada
10h às 12h – Biricar, com o Coletivo Birico
O Coletivo Birico promove uma série de intervenções artísticas, culturais e pedagógicas a quem passar pela calçada do Museu do Língua Portuguesa no Biricar. Pinturas e colagens são algumas ações que serãooferecidas aos participantes.
10h às 16h – Brincadeira Amarelinha
Quem vier ao Museu da Língua Portuguesa poderá brincar de Amarelinha, uma das mais populares brincadeiras na cultura brasileira. O responsável por pintá-la na calçada será o artista Felipe Risada, também conhecido como RIR.
12h às 14h – Recreação, com o grupo Cerejeiras
Gincanas e jogos lúdicos serão oferecidos às crianças de diversas idades que participarem das atividades propostas pelo grupo Cerejeiras, que se utiliza de brincadeiras clássicas da infância para trabalhar, por exemplo, a coordenação motora.
14h às 16h – Bairro Brincante!, com o coletivo Bom Retiro É o Mundo
Contação de histórias infantis latino-americanas e brincadeiras como desenhos no chão com giz e bolhas de sabão são algumas das atividades propostas pelo coletivo Bom Retiro É o Mundo no projeto Bairro Brincante!
SERVIÇO
Dia das Crianças no Museu da Língua Portuguesa
Dia 12 de outubro (quarta-feira)
Das 10h às 16h
No Pátio B, Saguão B e calçada do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
De 12 de outubro de 2022 a 23 de abril de 2023
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Venda de ingressos na bilheteria ou pela internet: https://bileto.sympla.com.br/
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
www.museudalinguaportuguesa.
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
Patrocínios e parcerias
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.