Um timbre leve como o vento e quente como um saudoso verão. Essas são as primeiras sensações ao ouvir No Ar, primeiro single lançado pela Mulungu. A música faz parte do disco O Que Há Lá, gravado entre 2018 e 2020 pelo grupo formado por Jáder, Guilherme Assis e Ian Medeiros, com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

Expressão comumente usada em veículos de comunicação para indicar que algo está sendo propagado – seja este “algo” uma mensagem, um som ou uma imagem – No Ar é um verdadeiro grito de liberdade aos sentimentos e saudosismos reclusos num corpo. Mas como expressar esses sentimentos? Certamente, em tempos onde o contato humano é uma proibição, não haveria melhor forma que a internet: principal meio de lançamentos musicais e também grande fonte de referências imagéticas para o videoclipe de estreia.

Atento à contemporaneidade da banda, o clipe traz uma colagem de imagens de redes sociais, memes, gifs e lembranças – além de uma performance corporal intensa interpretada pelo vocalista Jáder. “O ar descrito na música é uma forma de sentir. É prestar atenção no próprio corpo, um processo de libertação”, explica o músico e intérprete do clipe. A preparação corporal ficou por conta da atriz pernambucana Tanit, que junto ao Diretor Tiago Lima e ao Diretor de Arte Gabriel Furmiga, propõem uma busca por experiências e sensações típicas ao ser humano.

A BANDA

Mulungu é um projeto que nasceu a partir das inquietudes musicais de Jáder e Guilherme Assis – colegas de palcos e estúdios devido às bandas Projeto Sal e Barro. Experimentando sonoridades desde 2018, a banda criou corpo quando o multi-instrumentista Ian Medeiros (Mahmed de Natal/RN) veio passar uma temporada no Recife. De um encontro sem compromisso já nasceu a primeira canção. O disco de estreia, O Que Há Lá, tem lançamento previsto para 2020.

FICHA TÉCNICA – Clipe:
Direção: Tiago Lima
Direção de arte: Gabriel Furmiga
Performance: Jáder
Roteiro, montagem e finalização: Tiago Lima
Lettering e animação: Gabriel Furmiga
Câmera: Vito Sormany
Preparação corporal: Tanit
Produção executiva: Jáder

Assistente de produção: Tanit e Camilla Serejo

FICHA TÉCNICA – Música:
Composição: Jáder/ Guilherme Assis

Voz: Jáder

Guitarra, Bass Synth e Programações: Guilherme Assis

Bateria: Ian Medeiros

Sax: Henrique Albino

Coro: Felipe Castro, Sofia Freire e Una

Produção Musical: Guilherme Assis

Técnico de Gravação: Ian Medeiros e Guilherme Assis 

Mixagem: Guilherme Assis (Zelo estúdio – Recife, PE)

Masterização: Felipe Tichauer (Red Traxx Mastering – Miami, Fl – EUA)

Gravado nos estúdios ZELO e CANTILENA entre 2018 e 2020 (Recife/PE e Natal/RN)