Com o aumento da demanda por projetos de baixo impacto em emissões de carbono, empresas têm buscado alternativas sustentáveis e competitivas para reduzir suas emissões dentro e fora de suas operações. Como exemplo, a WestRock, empresa fabricante de embalagens de papel e papelão ondulado, está implementando placas solares em alguns clientes no Nordeste do país, que utilizam suas máquinas em comodato. A solução busca substituir o uso de energia elétrica por fontes renováveis, começando com a instalação de 82 placas em empresas como a Angel Agrícola, em Apodi, Rio Grande do Norte, onde as placas solares com capacidade para 15,64 kWp estão atendendo a uma máquina de embalamento que consome 13,5 kW. Com isso, a economia de energia pode variar entre 46% e 137%, dependendo do tempo de uso do maquinário, o que pode reduzir o consumo da rede em até 100%, com um excedente de 37% para outras áreas de produção.

De acordo com Daniela Hauffe, diretora de Inovação da WestRock, devido a crescente preocupação dos consumidores em adquirir produtos de origem mais sustentável, projetos dessa natureza possibilitam aumento nas vendas e maior valor agregado aos produtos dos clientes da WestRock. “Além da instalação, desenvolvemos um selo que pode ser aplicado à embalagem, informando que ela foi montada a partir de energia limpa, ajudando a comunicar a sustentabilidade da empresa produtora por meio da embalagem”, finaliza Daniela.

Essa estratégia está alinhada com a tendência crescente no Brasil de adotar fontes renováveis, como a energia solar, para diminuir o impacto ambiental. Apesar da dependência da energia hidroelétrica, o país ainda utiliza fontes não renováveis, como termoelétricas, contribuindo para as emissões de carbono.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar é a segunda maior fonte no país, impulsionando a eletricidade de maneira limpa e sustentável a partir da luz solar. Isso não apenas destaca o Brasil na transição energética, mas também fortalece a competitividade industrial. Com mais de 15 GW instalados, o país é o quarto no mundo em crescimento solar, atraindo investimentos significativos, cerca de R$ 78,5 bilhões, e evitando a emissão de 20,8 milhões de toneladas de CO2.

No Nordeste, foram instalados 233 mil sistemas fotovoltaicos no primeiro semestre de 2022, totalizando 2,5 GW de potência operacional, ficando atrás apenas da região Sudeste.

Sobre a WestRock

Nosso papel no mundo é oferecer soluções sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado para nossos clientes, colaborando para que o planeta seja um lugar melhor hoje e para as futuras gerações. Nosso negócio integrado – Florestas, Fábrica de Papel e Fábricas de Papelão Ondulado – fornece as melhores soluções em papel e embalagens, que são biodegradáveis, recicláveis e provenientes de fonte renovável. Há mais de 80 anos no Brasil, queremos continuar investindo em pessoas, inovação e tecnologia para crescer e impulsionar nossos negócios e de nossos clientes. Somos mais de 50.000 funcionários(as) no mundo, sendo mais de 2.100 no Brasil, comprometidos em Inovar com Ousadia e Embalar de forma Sustentável.