Pela Rota dos Coqueiros, só no período do Natal, o fluxo intensificou cerca de 30%. Para a virada do ano, são esperados 40 mil automóveis. E até marco, a previsão é que 780 mil carros passem pela via pedagiada do Paiva
Se o movimento de carros para o litoral sul pernambucano já aumentou cerca de 30% no Natal, para o período de virada do Ano e chegada do Verão, a tendência é intensificar. Só de hoje (28/12) ao dia (02/01), a Rota dos Coqueiros – via pedagiada que dá acesso a praias do litoral sul e à Reserva do Paiva – espera que 40 mil veículos passem duas praças de pedágio – uma em Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, e outra em Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho.
Para agilizar o atendimento ao público, a equipe foi reforçada. E no primeiro dia do ano, quando a concessionária prevê 15 mil automóveis, haverá a chamada operação papa-fila, que possibilita o pagamento da tarifa de pedágio, antes da chegada à cabine.
Após a virada do ano, o movimento continua intenso. Até março, a estimativa do Sistema do Paiva é que pelo menos 780 mil carros circulem pela primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Pernambuco e primeira PPP de rodovias do país. Durante a semana, a tendência é que o movimento fique de 15% maior. Já nos finais de semana, subirá para 25%.
Campanha educativa
Por conta dessa movimentação, a concessionária realiza até março uma campanha educativa ao motorista que trafega pela via pedagiada. É quando muita gente aproveita o período de alta estação para pegar estrada e curtir as praias, férias e recessos. “A intenção é conscientizar, reduzir ainda mais as estatísticas de acidentes e promover uma viagem segura para todos“, adiantou a gerente da concessionária Rafaela Elaine.
Balanço de Natal
Na Rota dos Coqueiros, só do dia 21 ao dia 24, a média era de seis mil automóveis. Já no dia 25, o movimento ultrapassou dos oito mil carros pelas praças de pedágio da concessionária. Do início do ano até agora, já passaram quase dois milhões de veículos pelo Sistema Viário do Paiva.