Foram 678 mil pessoas chegando e saindo pelo terminal no período. Comparado com agosto de 2019, resultado já mostra recuperação de 95% de passageiros

Pernambuco coleciona bons resultados na retomada das atividades turísticas. E um dos pontos mais importantes neste processo é a recuperação da malha aérea, que possibilita ao Estado obter resultados surpreendentes na movimentação de passageiros. A mais recente notícia desta segunda-feira foi o incremento da malha da Azul, que mantém hub no Estado, para a temporada de verão. Em evento com a presença do governador Paulo Câmara, foi anunciado que serão 628 voos semanais no Estado, com dez novas rotas operadas, totalizando cerca de oito mil movimentos, entre pousos e decolagens.

A outra boa-nova vem do mês de agosto, cujos dados foram divulgados pela Aena Brasil, administradora do Aeroporto do Recife. O levantamento aponta que o terminal contabilizou 678 mil pessoas chegando e saindo no período, num aumento de 175% com relação ao ano passado, já na pandemia.

Para se ter uma ideia do bom resultado, a movimentação de passageiros do período já aponta uma recuperação de 95% do verificado em 2019, ano de crescimento do turismo no Estado. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o equipamento aeroportuário recifense obteve crescimento de 62,58% em relação ao mesmo período de 2020.

“Esta fase de retomada apresenta números bastante animadores. Pernambuco caminha cada vez mais rapidamente para a recuperação total do seu turismo. Com segurança, respeitando os protocolos sanitários, conseguimos dar continuidade ao nosso trabalho de divulgar o Estado em todo o Brasil e atrair turistas. Tivemos a excelente notícia de que a Azul vai realizar a maior temporada de verão de Pernambuco e, em agosto, o Aeroporto do Recife já teve uma movimentação de passageiros praticamente igual à de 2019. Com relação a 2020, Pernambuco recebeu quase duas vezes mais gente que no mesmo período no ano passado. Para setembro, esperamos números ainda melhores”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

No comparativo dos aeroportos do Nordeste, o Recife lidera o ranking com mais de 678 mil passageiros, enquanto Salvador contabiliza 432 mil usuários chegando e saindo do seu terminal.

“Estes dados nos animam a seguir o trabalho de retomada do nosso turismo. Temos reuniões semanais com a Aena e com companhias aéreas para que cada vez mais voos sejam disponibilizados”, salienta o presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista.

OUTROS AEROPORTOS

Além do Aeroporto do Recife, outros terminais do Estado  apresentaram incremento na movimentação de passageiros em agosto. Os bons números alcançam o Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina. A movimentação de passageiros no aeródromo alcançou, em agosto de 2021, o equivalente a 84% da movimentação registrada em agosto de 2019. De janeiro a agosto deste ano, o equipamento somou 178 mil visitantes chegando e saindo.