Paulo Mendes da Rocha, Nadezhda Mendes da Rocha, Oskar Metsavaht, Marcelo Rosenbaum, Patricia Pomerantzeff, Paola Navone, Jayme Bernardo e Coletivo Criativo interpretam as ilimitadas formas de revestir, mobiliar e decorar das lastras. A exposição virtual conta ainda com uma programação especial e tour pela nova fábrica de lastras
No dia 14 de outubro, a Portobello lança em sua fábrica a Mostra Unlimited, uma exposição de arquitetura que irá apresentar pelo olhar de grandes nomes da arquitetura e do design as possibilidades de uso das lastras, superfícies contínuas que são o futuro dos revestimentos, produzidas com exclusividade pela empresa no país.
A Mostra Unlimited terá ambientes assinados por profissionais como o arquiteto Jayme Bernardo, a arquiteta e designer italiana, Paola Navone, o designer Marcelo Rosenbaum, o fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, Oskar Metsavaht, a arquiteta e influenciadora digital Patricia Pomerantzeff do escritório Doma Arquitetura, o grupo de arquitetos e designers do Coletivo Criativo Berlim, que viajou para a capital alemã para cocriar a nova coleção Berliner em parceria com a Portobello, além de uma escultura que será criada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, vencedor do prêmio Pritzker, e sua filha, a arquiteta e designer Nadezhda Mendes da Rocha. O conceito da identidade visual da mostra foi criado pelo Satelite Studio, da Nadezhda, em parceria com Julia Masagão, do Alles Blau Studio.
Os ambientes serão verdadeiras inspirações para revestir, mobiliar e decorar, apresentando algumas das possibilidades ilimitadas que somente as lastras com suas multissuperfícies permitem. A Portobello foi pioneira ao lançar em 2019 o Projeto Lastras, uma inovação tecnológica para a indústria dos revestimentos, e celebra agora a sua recém- inaugurada fábrica destes formatos, a primeira do Brasil, com capacidade de produzir peças de 1,80 por 3,60 metros.
O evento de lançamento da mostra será virtual e aberto ao público, basta se inscrever no https://materiais.portobello.com.br/mostra-unltd. Uma programação especial com a participação dos parceiros e tour pela nova fábrica de lastras.
Confira os ambientes da mostra:
Marcelo Rosenbaum desenvolveu o projeto de um Quarto
Rosenbaum criou um quarto usando a lastra Concrete Mud 120×250 em todo o piso e parede, transmitindo a sensação de um ambiente calmo para o relaxamento e restauro das energias. “O que possibilita esse resultado é o uso das grandes lastras, peças gigantes e com poucos recortes”, acrescenta. O padrão das pedras também confere a impressão de se estar dentro de uma rocha. Seu projeto quase dispensa a presença de mobiliário, sendo composto por poucas peças que privilegiam o uso de materiais naturais e feitas à mão.
Jayme Bernardo assina o projeto do Banheiro do Quarto
Com uma abordagem ousada, Jayme dividiu o seu ambiente em dois setores distintos. Uma grande área ampla, um espaço aberto, convidativo e iluminado com a lastra Calacatta Puro, marca o ingresso ao banheiro. Um segundo estágio, mais íntimo e introspectivo, com a lastra Black Eclipse, corresponde à área úmida do ambiente. Essa dualidade fica explícita com as cores e diferenças de altura, com um pé direito mais baixo na parte escura. Ainda em contraposição, o fundo é um grande painel iluminado em lona tensionada, que cria uma sensação de conforto e intimidade. “Planejamos um ambiente contemporâneo, que lembra um pouco uma instalação de arte moderna. Assim como na arte, em tudo que fazemos buscamos a originalidade”, contam Jayme Bernardo e Glei Tomazi.
Patricia Pomerantzeff do escritório Doma Arquitetura projetou o Lavabo
O ponto de partida do projeto da Patricia foi a relação das escalas entre as lastras e um pequeno lavabo. Além de ser usada no piso, no forro e na bancada, a lastra Travertino Navona Grigio também foi fatiada em réguas verticais e instaladas aleatoriamente, desorganizando o desenho contínuo que elas geralmente permitem no espaço. Para controlar a entrada de luz e a privacidade do espaço, foi criado um brise usando a linha Biscuit, uma cortina de pequenas peças que cria contraste e valoriza ainda mais a grande escala do Travertino. “Usar peças enormes em um pequeno lavabo nos provou que a sensação de amplitude é real com as grandes lastras, sem emendas na altura, além de suas possibilidades ilimitadas de uso”, diz Patricia.
O grupo de profissionais do Coletivo Criativo Berlim criou o Hall Living
O living do Coletivo Criativo apresenta a lastra Siena Chianti como protagonista. Em primeiro plano, duas grandes peças deste quartzito encontram-se elevadas, como uma maxi obra de arte contemporânea. A parede de fundo é revestida por espelhos, o que traz leveza ao grande volume das peças de 120×270. No piso é usada a mesma lastra, mas aproveitando sua linearidade, elas são dispostas transversalmente, trazendo profundidade ao espaço. A parede traz um ripado feito com o Concrete Mud, o que confere uma textura contemporânea e linear ao ambiente. Completa a produção uma curadoria com peças de diferentes designers.
Oskar Metsavaht assina o projeto da área externa, com o Espelho d’água e o Jardim
Em seu ambiente, Oskar traz sua coleção Ipanema, assinada em parceria com a Portobello e inspirada no bairro homônimo do Rio de Janeiro. O painel central é a representação da série Neotropical, dos decorados 20×20 cm, uma referência aos icônicos modernistas brasileiros dos anos 50 e 60, que criaram uma identidade nacional. Os porcelanatos 120×120 cm, com textura e aspectos das tradicionais pedras portuguesas do calçadão da orla, marcam presença com sua magnitude ao redor do espaço. E o Kit Janeiro, um maxi-mosaico desenvolvido em parceria com a Officina Portobello, cobrem piso e parede. “Busquei manter a sensação de amplitude e minimalismo que imprimi na minha coleção. Espero que o espírito de Ipanema e o contraste do urbano com a natureza estejam bem representados no espaço”, afirma Oskar.
Paulo Mendes da Rocha e sua filha Nadezhda Mendes da Rocha participam com o lançamento do projeto Monumento às Lastras.
A ideia do projeto assinado por Paulo e Nadezhda é exibir as lastras como uma fantasia em relação a como de fato elas vão aparecer na cidade, principalmente para a grande visibilidade dos planos verticais das fachadas dos edifícios em várias disposições imprevisíveis em relação à luz do sol em diferentes horários do dia. “O conjunto tem uma visão teatral e dinâmica. O que
fizemos foi colocar as lastras com a dimensão de 1,20 x 2,60m, que são belíssimas, ora na vertical, ora na horizontal, sempre de modo ortogonal ao piso, como espera-se que sejam dispostas nas arquiteturas. Respeitamos as duas famosas orientações fundamentais, o nível (horizontal) e o prumo (vertical)”, afirma Paulo.
Serviço
Mostra Unlimited
De 14 de outubro de 2020 a 05 de fevereiro de 2021
Evento virtual de abertura no dia 14 de outubro, às 17h:
Inscrições para o evento e visita virtual: https://materiais.portobello.com.br/mostra-unltd Onde: Fábrica da Portobello, em Tijucas (SC)
Sobre os parceiros:
Jayme Bernardo
Há 38 anos, entre os escritórios de Curitiba e São Paulo, o profissional assina projetos arquitetônicos, de interiores e mobiliário em grandes capitais brasileiras e no mercado europeu. Consolidou-se nacional e internacionalmente com o seu traçado contemporâneo em projetos arquitetônicos e a assinatura em peças exclusivas de mobiliário e decoração – cerca de 60 a 80 criações únicas lançadas anualmente. Tem participação expressiva em mostras de decoração no eixo Paraná/São Paulo, nas quais conquistou prêmios Casa Cor, IDEA Brasil, Deca e Docol.
Paulo Mendes da Rocha
Arquiteto, urbanista e professor. Representante da Escola Paulista e ganhador do Prêmio Pritzker em 2006, o chamado “Nobel da arquitetura”, é o autor de projetos como o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e o plano de reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp), além do Ginásio do Clube Atlético Paulistano (1958), obra que lhe valeu o Grande Prêmio Presidência da República na 6a Bienal Internacional de São Paulo, em 1961, aos 29 anos. Possui uma formação familiar ligada à reflexão sobre a relação entre engenharia e natureza e sua produção diversa e singular reforça o valor simbólico que suas obras têm entre os que vivenciam a cidade. Venceu em 1969 o concurso nacional para o Pavilhão do Brasil, na Expo’70, em Osaka. Em 1971, seu trabalho é um dos premiados no concurso internacional para o Centre Georges Pompidou (Beaubourg), em Paris. Em 1997 é reconhecido com a Sala Especial Mendes da Rocha, na 10a Documenta de Kassel, Alemanha, e com o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana, em 2000, pela reforma da Pesp.
Marcelo Rosenbaum
Está à frente da Rosenbaum Arquitetura e Design por mais de 20 anos. Fundador do Instituto A Gente Transforma, desenvolveu tecnologia social própria, o Design Essencial, que conecta arquitetura e design a outras ferramentas de impacto e transformação social. Com uma carreira pautada pelo foco de democratizar o acesso ao design e arquitetura, foi responsável por projetos de transformações de residências e espaços comerciais em programas de grande audiência na TV nacional aberta e canal a cabo. Os principais prêmios do escritório são RIBA International Prize 2018, o Archdaily Building of the year (2018), APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte (2017), Tomie Ohtake AkzoNobel (2017), e o terceiro lugar no Prêmio Oscar Niemeyer para arquitetura da Latin American (2018). Recebeu o prêmio de melhores produtos pelo Museu da Casa Brasileira em 3 edições (1999, 2016 e 2017). Teve seus projetos exibidos no Pavilhão Brasileiro da Bienal de Arquitetura em Veneza (2018). Marcelo ministra palestras e cursos sobre design e arquitetura como transformação social em instituições e eventos como Domaine de Boisbuchet na França, What Design Can Do na Holanda, Experimenta Portugal e Design Indaba na África do Sul.
Nadezhda Mendes da Rocha
Designer, arquiteta e urbanista. Em sua trajetória trabalhou para diferentes estúdios e designers, entre eles Carla Caffé e Rafic Farah. Compôs a equipe do Núcleo de Criação da Escola da Cidade, coordenado por Rafic Farah. Foi sócia fundadora do Garupa Estúdio, onde desenvolveu projetos de arquitetura e design, com Henrique Gabbo Torres. Atualmente coordena o espaço Platô Studio – plataforma de cursos, exposições e discussões em torno do design – e o estúdio Satélite, onde desenvolve projetos em diferentes escalas de desenho. Trabalha de maneira autoral, transitando entre design gráfico, design de mobiliário e arquitetura. Teve participação em 3 edições da MADE (Mercado, Arte e Design), sendo uma delas na Semana de Design de Milão e ganhou o Prêmio de Cartaz Museu da Casa Brasileira (24a edição) com Julia Masagão, em 2010.
Oskar Metsavaht
Artista. Formação acadêmica em Medicina. Diretor criativo do studio OM.art, onde reúne seu
ateliê de artes plásticas, o espaço expositivo e o studio para desenvolvimento e produção de projetos de arte. Fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, reconhecida como precursora do conceito de Novo Luxo que prima pela fusão entre ética e estética e preconiza a moda consciente através da adoção de práticas sustentáveis. Ativista ambiental. Fundador e presidente do Instituto-e, organização não governamental que atua como um hub para promover um desenvolvimento humano mais sustentável através de projetos socioambientais. Presidente do OM.Group. Criador do Janeiro Hotel, localizado no Leblon – Rio de Janeiro. Membro do Conselho do Instituto Inhotim. Membro do conselho consultivo do MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Cultura de Paz e Sustentabilidade.
Patricia Pomerantzeff
Arquiteta e artista plástica de formação. Coordena o escritório DOMA, fundado em 2007, e o canal DOMA Arquitetura no Youtube e Instagram. Foi com o canal, criado em 2017 e hoje reconhecido como o maior de Arquitetura do Brasil, que Patricia descobriu o amor por compartilhar sua experiência do dia a dia de projetos e obras. A arquiteta segue firme no desejo de divulgar conhecimento e aprender com profissionais e leigos que acompanham seu trabalho.
Coletivo Criativo Portobello
O Coletivo Criativo faz parte do ciclo da inovação Portobello e é composto por arquitetos e designers brasileiros de renome no mercado, selecionados para uma viagem anual de pesquisas e desenvolvimento de novos produtos. Em 2019, 23 participantes visitaram Berlim, e as impressões e percepções sobre o local visitado resultaram na linha Berliner, cocriada com a Portobello.
SOBRE A PORTOBELLO
Marca líder em varejo no segmento, com 140 lojas Portobello Shop que oferecem uma solução completa em revestimentos e complementos, atuação nos principais Home Centers nacionais e atendimento a projetos e grandes obras, além de exportação para mais de 60 países. O modelo de varejo integrado orienta a estratégia da empresa e é exercitado plenamente na rede Portobello Shop através de uma experiência de compra diferenciada, tanto nas lojas quanto nos ambientes digitais, com foco nos profissionais de arquitetura, sistema logístico único que proporciona melhor qualidade na entrega diretamente ao consumidor final e produtos e sistemas inovadores com o design contemporâneo da marca. Seu posicionamento de design e inovação potencializa-se através da Officina Portobello, que oferece mobiliário em porcelanato para todos os ambientes da casa, e do pioneirismo na produção e comercialização de lastras em porcelanato. Já a estratégia de democratização do design é exercida através da marca Pointer, distribuída inicialmente no Nordeste do país e, atualmente, em processo de expansão nacional. Duas unidades produtivas, uma fábrica instalada em Tijucas (SC), com o estado da arte em tecnologia de produção, e uma fábrica em Marechal Deodoro (AL), com produção via seca projetada para potencializar a sustentabilidade nos processos, garantem a produção de cerca de 40 milhões de metros por ano ao grupo. O outsourcing complementa o mix de produtos oferecido pela marca.