Exposição “Brinquedos do Brasil: Uma invenção de muitas mãos” traz ao público uma viagem no tempo com atividades interativas no Sesc Casa Amarela. A entrada é gratuita
Roda-pião, mané-gostoso e perna de pau. Com a proposta de resgatar essas e outras brincadeiras tão comuns nos tempos pré-digitais, o Sesc Casa Amarela recebe, a partir da próxima sexta-feira (1º/2), a mostra “Brinquedos do Brasil: Uma invenção de muitas mãos”. Até o dia 8 de março, o público vai poder conferir e recordar brinquedos artesanais de todas as regiões do país, com atividades interativas. Neste fim de semana, haverá também palestras e oficinas. A visitação é gratuita e estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto é resultado de uma pesquisa elaborada pela psicóloga Adriana Klisys, que percorreu o Brasil para conhecer o trabalho de bonequeiros de diferentes lugares e avaliar de que forma esse ofício pode contribuir para a educação dos mais jovens. “Nossa ideia é mostrar, nesta época em que as tecnologias se sobressaem, que os brinquedos artesanais são interessantes porque, além de terem outras texturas, são acessíveis e podem até ser feitos em casa”, explica a pesquisadora, responsável pela curadoria da mostra.
A exposição terá dois espaços, na Galeria de Artes e na biblioteca da unidade. Entre as peças que serão expostas, estão marionetes, carros e caminhões feitos de madeira ou ferro e outros objetos, divididos em grupos de acordo com as regiões do país que representam. Além disso, a ação vai contar com um espaço interativo, onde o público poderá utilizar os brinquedos e participar de atividades lúdicas. Para agendar visitas em grupo, é preciso entrar em contato pelo telefone (81) 3267-4410.
Palestra e lançamento de livro – Marcando a abertura da exposição, que acontece na sexta-feira, às 18h30, no sábado, das 8h às 12h, a psicóloga Adriana Klisys ministra a palestra “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los?”. Depois do encontro, ela lança o livro “Brinquedos do Brasil: Uma invenção de muitas mãos”, em que discute a importância da ludicidade na Educação Infantil.
“A obra também traz um catálogo com informações sobre contatos e endereços de onde adquirir os brinquedos que a autora encontrou em todo o país. É uma exposição belíssima, que faz um contato das crianças com um mundo que elas não conhecem”, conta a coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Sesc Pernambuco, Risonete Assis.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço – Mostra “Brinquedos do Brasil: Uma invenção de muitas mãos”
Local: Sesc Casa Amarela, Avenida Norte, 4490, Mangabeira
Período: 1º de fevereiro a 8 de março
Abertura: 1º de fevereiro, às 19h
Entrada gratuita
Informações: (81) 3267-4400/4410