Cemitério e Crematório tem a missão de conduzir as pessoas a mudarem a maneira como enxergam e lidam com a morte

O Morada da Paz, uma empresa do Grupo Morada, referência no segmento funerário pela maneira única de servir os enlutados, está completando 20 anos de atuação em Pernambuco. A unidade com mais de 13 mil hectares de área verde, localizada em Paulista, Região Metropolitana do Recife, estabeleceu-se, em 2003, como o primeiro cemitério parque e crematório do Estado, a partir de 2009. O empreendimento gera 300 empregos na sua operação, além de cerca de 150 funcionários terceirizados. Ao longo de duas décadas, mais de17 mil famílias receberam o suporte e o acolhimento dos profissionais do Morada da Paz, nas cerimônias de cremação e despedida. Dentre elas, os entes queridos de importantes personalidades locais, como Francisco Brennand, Ariano Suassuna, Abelardo da Hora e Reginaldo Rossi.

A empresa é reconhecida internacionalmente pelo investimento constante em inovação e excelência operacional. Pela sétima vez consecutiva, marca mais uma vez inédita no Brasil, recebeu este mês o prêmio Pursuit of Excellence Award 2023, por demonstrar excelência nos serviços funerários que realiza. A premiação é promovida anualmente pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo.

“Com a missão de conduzir as pessoas para mudarem a maneira como enxergam e lidam com a morte, o Morada da Paz busca, neste sentido, criar projetos e ações que auxiliem a sociedade, e não apenas as famílias atendidas pela empresa, a passar pelo momento de luto da melhor maneira possível, tendo em vista que a morte faz parte da vida”, explica o vice-presidente do Grupo Morada, Ibsen Vila.

Recentemente, o cemitério lançou o Columbário Parque: solução inovadora para sepultamento de cinzas da cremação. A proposta é guardar as urnas com as cinzas após a cremação. Localizado ao ar livre e integrado à natureza, é um espaço criado especialmente para que os familiares possam visitar e realizar suas homenagens aos entes falecidos.

Cerimônia de cremação

Além de fornos de última geração e políticas de respeito ao meio ambiente, o Morada da Paz conta com sala para cerimônia de despedida com tecnologia audiovisual de projeção mapeada para homenagens desde 2017. O uso dessa tecnologia em crematórios é pioneiro no Brasil. “A cerimônia tem duração de 15 minutos e toda a homenagem é baseada na Psicologia do Luto, com projeções roteirizadas e ilustrativas. A homenagem é finalizada com uma chuva de pétalas, eternizando a melhor despedida ao ente querido”, frisa Vivianne Guimarães.

Morada da Memória

Com o surgimento da pandemia da Covid-19, em 2020, e a necessidade de manter o distanciamento social, o Morada da Paz inovou e desenvolveu ferramentas digitais para facilitar a vida dos clientes que passam pelo momento difícil de perder um ente querido. Uma delas foi o Morada da Memória (www.moradadamemoria.com.br), plataforma on-line destinada às lembranças e preservação da memória dos que partiram. Por não poderem estar todos presentes nos velórios, parentes e amigos puderam homenagear e se despedir do seu ente querido de forma on-line, através da ferramenta.

Velório Virtual

Outra solução oferecida pelo cemitério e crematório para os familiares e amigos se sentirem presentes no momento de despedida é assistir à transmissão do velório através do Velório Virtual. O Morada da Paz foi pioneiro no Brasil ao oferecer este serviço há 20 anos. As salas de velório e cremação possuem uma câmera instalada para fazer a transmissão da cerimônia. Para dar mais segurança e comodidade ao cliente, o serviço é disponibilizado somente aos familiares e amigos autorizados.

Morada do Cuidado

Em um mundo onde falar sobre a morte ainda é um tabu, o Morada da Paz busca promover a valorização da vida e a preservação da memória, pois acredita que apenas dessa maneira é possível mudar a maneira das pessoas lidarem com a morte. Neste sentido, destaca-se o lançamento do Morada do Cuidado (www.moradadocuidado.com.br), em julho de 2022, uma plataforma idealizada para oferecer apoio especializado em luto a todos aqueles que perderam um ente querido.

“A pessoa que explorar nossa plataforma digital vai encontrar meios para vivenciar e ressignificar a experiência da perda de um ente querido com todo o cuidado que precisa. Nossa proposta é oferecer um olhar compreensivo e sugerir recursos que possam ajudar a deixar esse caminho, que por hora apresenta-se tão difícil, um pouco mais leve”, destaca a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz e idealizadora do projeto, Mariana Simonetti.

O Morada do Cuidado fornece gratuitamente conteúdos, programas e recursos que podem auxiliar na vivência após a perda de um ente querido. Na aba “Trilhas”, o público pode acessar conteúdo em vídeo, em 15 módulos, desenvolvido por especialistas na psicologia do luto, que buscam orientar os enlutados sobre a experiência que estão vivendo. Já no item “Projetos”, os usuários podem conhecer as iniciativas do Morada da Paz que oferecem conteúdos especializados e informações seguras sobre o universo do luto: “Chá da Saudade”, “O que fazer em caso de morte” e “Turma do Vilinha”.

Em setembro do ano passado, durante a campanha Setembro Amarelo, movimento que propõe a conscientização sobre a importância que a vida tem e busca ajudar na prevenção do suicídio, o Morada da Paz ampliou seus canais de conteúdo com os clientes e a sociedade em geral, com o lançamento do podcast “Morada do Cuidado”.

Como parte dos critérios do Prêmio Pursuit of Excellence Award 2023, a NFDA reconheceu que o Morada da Paz também desenvolveu um programa que teve um impacto positivo nas pessoas atendidas. No comunicado sobre a conquista, a comissão avaliadora do prêmio entendeu que o Morada do Cuidado merecia um reconhecimento especial e por isso concedeu uma Menção Honrosa à iniciativa.