O músico mineiro Rafael Macedo lançou, nesta quinta-feira (29), Fogo com Fogo, single de estreia do seu novo álbum, Talvez uma Dansa. O aguardado LP também ganhou data de lançamento: 20 de julho, pela gravadora carioca Rocinante.

Conhecido por suas formas minuciosas e ousadas de arquitetar acordes, instrumentos e voz, Rafael traz essa identidade novamente para o trabalho. Fogo com Fogo mistura instrumentos brasileiros, como cuíca e caixa, a outros da tradição europeia, como o piano, violino e viola. Dessa fusão de influências, nascem ritmos e sons únicos, livres de rótulos e amarras do que se é esperado para um artista de “música popular brasileira”.

Resultado de um longo período de criação, Talvez uma Dansa é o terceiro álbum do músico. “O processo de Talvez uma Dansa foi relativamente lento, pausado: algo é anotado ali, às vezes outra coisa, anos depois, acolá…”, relembra Rafael. “Esse é o primeiro disco em que escrevi todas as partituras e rascunhos à mão e eu mesmo os editei. Reúno no LP músicas começadas em 2012 a músicas iniciadas e concluídas entre 2021 e 2022, sendo algumas delas pensadas exatamente para o disco.”

Fogo com Fogo estará disponível em 29 de junho, nas plataformas digitais. O álbum Talvez uma Dansa será lançado em 20 de julho, pela gravadora Rocinante, em formato vinil e nas plataformas digitais. 

Link:  https://bfan.link/fogo-com-fogo

SOBRE RAFAEL MACEDO

Compositor, arranjador, pianista e cantor, Rafael Macedo, já se apresentou com Hermeto Pascoal, UAKTI, Gabriel Grossi, Toninho Horta e foi saudado por Arrigo Barnabé de modo arrebatado: “bem-te-vi portador da esperança, fazendo o som jorrar da rocha estéril com as batidas de teu cajado, salve!”.

Seu primeiro álbum, Quase em Silêncio (2009), já flagrava um artista caminhando decididamente na direção do “universal” – o que levou Hermeto Pascoal a observar que Rafael “não é do tipo que precisa se misturar para aparecer”. Lançado em 2018 pela Rocinante, microarquiteturas é o nome do segundo disco de Macedo com o grupo Pulando o Vitrô.

Rafael Macedo já foi agraciado em duas edições do Prêmio BDMG Instrumental (2006 e 2013) e pelo Circuito Funarte de Música Popular (2010).

Siga: @rocinantegravadora

Visite: https://rocinante.com.br/