Além da beleza natural, investimentos em pessoas e infraestrutura foram fundamentais para a crescimento sustentável da região; local é muito procurado para casamentos pé na areia
A região da Rota Ecológica dos Milagres, em Alagoas, é um lugar único no litoral do Brasil. O local nunca esteve tão em alta. Para 2019, a bucólica Capela dos Milagres tem agenda bem disputada até o fim do ano. Por trás disso, está o jovem empreendedor alagoano Maurício Vasconcelos, 31, da produtora Tamo Junto. Frequentador da região desde criança, foi ele quem primeiro enxergou o enorme potencial do lugar para eventos, sempre alinhado com a qualificação profissional e sustentabilidade.
“Nosso empenho é produzir eventos inesquecíveis que divulguem as nossas belezas naturais, façam as pessoas sentirem o alto astral e a energia deste lugar sem igual, além de movimentar a economia local”, comenta Maurício.
A cada casamento, são gerados mais de 400 empregos diretos e indiretos e durante o ano novo esse número triplica e chega a 1,2 mil. “Muito além da movimentação econômica local, zelamos pela educação e transmissão de conceitos de sustentabilidade e conservação da natureza”, completa.
Construída na Praia do Marceneiro [a 100 km da capital Maceió] em 2016, Maurício e a esposa Ramona Zanon foram os primeiros noivos a dizerem “sim, eu aceito” no altar da Capela dos Milagres. O local tem capacidade para 120 convidados sentados e 100 metros lineares de vista para o mar. A capela faz parte do Santuário dos Milagres, são 8 mil metros quadrados em meio a um lindo coqueiral que acomoda até 3 mil pessoas. O local oferece toda a estrutura necessária para cerimonial e confraternização dos sonhos.
Para os noivos que desejam hospedar familiares e melhores amigos, no ponto mais alto, está a Fazenda Oiteiro. Com piscina e visão panorâmica para a praia, os convidados podem se acomodar em uma casa aconchegante que conta com sala de estar e de jantar, cozinha completa e 10 suítes, todas com varanda, além de amplo estacionamento. Já na Vila das Mangueiras, há uma casa de apoio para os colaboradores do evento. No local, há 8 chalés com toda a estrutura necessária que comporta de maneira confortável até 60 pessoas.
Hoje, a Capela dos Milagres está no topo de destination wedding no Brasil. Alguns casais famosos, inclusive, elegeram o destino para celebrar a união como, os youtubers Whinderson Nunes e Luísa Sonza e a influenciadora digital Helena Lunardelli e o empresário Eduardo Azevedo. O destino é ideal tanto para casamentos intimistas, como grandes comemorações. Os noivos que escolhem Milagres têm em comum esse lifestyle mais leve, despojado, sem abrir mão da infraestrutura.
Mas a popularidade do local começou lá trás em 2011, com o primeira festa de Réveillon em Milagres com o público formado por amigos do empresário, vindos principalmente de São Paulo. Todos ficaram encantados com a beleza da região. O que era uma festa informal, virou um grande negócio promissor.
“A cada fim de ano recebemos em média 2 mil pessoas, sendo 90% do público vindo de outros estados. Fizemos investimentos grandes em obras de infraestrutura, como abastecimento de água, energia elétrica e internet. Também somos engajados na capacitação de mão de obra desde que começamos as atividades na região”, ressalta Maurício.
Além do cuidado com as pessoas e estrutura, Maurício mapeou todas as atrações da região que hoje é conhecida como Rota Ecológica dos Milagres. O local possui 23 km de praias com águas mornas e arrecifes que formam piscinas naturais que fazem desse litoral um dos mais bonitos do Brasil. Na Rota, há também pousadas, restaurantes, prestadores de serviço, que em conjunto garantem uma experiência única aos visitantes.
O crescimento vertiginoso possibilitou também a fundação do Instituto Tamo Junto que tem como missão promover a inclusão social e ao mesmo qualificação profissional dos moradores que recebem os turistas. No local, há oferta de cursos profissionalizantes nas áreas de hotelaria, gastronomia e até mesmo para DJ!
Uma outra importante atividade promovida pelo Instituto é a organização de casamentos comunitários na Capela dos Milagres. Noventa casais já disseram ‘sim’ em cerimônias ecumênicas organizadas em conjunto com empreendedores locais e fornecedores do mercado casamenteiro. Os noivos não precisaram desembolsar nada para realizar o sonho do casamento, a única preocupação foi não se atrasar para a cerimônia.
“Queremos realizar sonhos e possibilitar que os moradores tenham a oportunidade de casar com tudo que tem direito, do jeito que sempre sonharam. Nos sentimos honrados em possibilitar esse momento tão especial para a comunidade com a ajuda de parceiros que sabem a importância de agradecer aos moradores pelo papel fundamental que eles têm para o crescimento da região”, finaliza Mauricio.