Ganhadores da competição de inovação serão contemplados com um prêmio de 100 mil dólares e uma sessão de mentoria conduzida por Satya Nadella, CEO da Microsoft; no dia 21 de novembro acontece evento online ao vivo para trazer mais detalhes aos interessados
Estão abertas as inscrições para a 21ª edição da Imagine Cup, competição global de tecnologia e inovação criada pela Microsoft. Neste ano, com o tema “Criar o Futuro com IA”, estudantes de todo o mundo poderão enviar seus projetos de startup voltados para a Inteligência Artificial (IA) e concorrer a um prêmio de 100 mil dólares, além de uma sessão exclusiva de mentoria com o CEO da empresa, Satya Nadella. Já as duas equipes vice-campeãs ganharão cada uma 50 mil dólares. No dia 21 de novembro, às 16h00 (horário de Brasília), a companhia realizará uma live no site do Microsoft Reactor com profissionais da companhia para informar mais detalhes da competição, como participar e compartilhas dicas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site da Imagine Cup até o dia 24 de janeiro de 2024.
A competição, que já acontece desde 2003, busca incentivar a criatividade, o pensamento inovador e o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que abordem problemas globais e promovam mudanças positivas na sociedade por meio da tecnologia. “Nosso grande objetivo com o Imagine Cup é desbloquear a inovação para todos e fomentar a criação de soluções que enderecem temas importantes para a sociedade. Por meio dessa iniciativa, queremos impulsionar os projetos desses estudantes e oferecer a eles os recursos necessários para colocar essas ideias em prática. Ao longo desses anos, já tivemos diversos talentos brasileiros reconhecidos, levando o potencial do nosso capital intelectual para um evento global”, comenta Christiano Faig, vice-presidente de Vendas de Soluções & Tecnologia da Microsoft Brasil.
As equipes selecionadas receberão orientação personalizada de mentores técnicos e de negócios, imersão em tecnologia de IA de ponta com acesso a USD$1.000 em créditos do Azure e USD $2.500 em créditos da OpenAI. Além disso, também contarão com orientação especializada para acelerar a jornada de IA da sua startup, proporcionando uma vantagem distinta na criação de soluções impulsionadas por IA.
Para participar, é necessário que os estudantes estejam regularmente matriculados no Ensino Superior, ou equivalente, e sejam maiores de 18 anos. Na primeira etapa, equipes formadas por até quatro pessoas deverão inscrever seus projetos de IA no portal da Imagine Cup, onde terão acesso aos recursos do Founders Hub. Uma vez inscritas, as ideias serão avaliadas e selecionadas para a segunda etapa, de 26 de janeiro a 09 de fevereiro, que consiste na construção de um pitch de apresentação do projeto e envio do Produto Mínimo Viável (MVP). De 23 de fevereiro a 12 de abril, os times que avançarem na competição serão classificados para as semifinais, em que receberão acesso ao nível 2 do Founders Hub e a mentores para auxiliar na preparação do projeto para a última etapa.
A final da competição será realizada em maio do ano que vem, durante o evento Microsoft Build, nos Estados Unidos. Na ocasião, as três principais equipes selecionadas competirão em um palco global no Campeonato Mundial Imagine Cup. As inscrições estão abertas até o dia 24 de janeiro, no site da competição.
Sobre a Imagine Cup
A Microsoft criou a Imagine Cup em 2003, uma competição estudantil que tem o objetivo de transformar trabalhos acadêmicos em startups. A iniciativa já inspirou mais de 2 milhões de estudantes de tecnologia e de diversas áreas acadêmicas para colaborar, inovar e apresentar projetos criativos.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Presente em 190 países, com 122 subsidiárias, a empresa é líder em inovação e no desenvolvimento de tecnologias promissoras, como a Inteligência Artificial (IA) e aplicações em nuvem. No Brasil há 34 anos, a Microsoft possui um ecossistema de mais de 25 mil parceiros. Desta forma a empresa mantém uma robusta estrutura de negócios, altamente eficiente, e que conta ainda com um Centro de Transparência, que visa promover a computação confiável e segura, o Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL – Advanced Technology Lab), e o Centro de Tecnologia Microsoft (MTC – Microsoft Technology Center), em operação no Brasil desde janeiro de 2012. Com o objetivo de contribuir com ações capazes de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão no País, a Microsoft também lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil que tem, entre os seus pilares, a capacitação de profissionais para o mercado de tecnologia, condição essencial para promover a transformação digital das empresas brasileiras. Desde julho de 2020, quando foi estabelecido o plano Mais Brasil, até julho de 2023, 7,8 milhões de pessoas foram alcançadas com diferentes iniciativas de qualificação e requalificação.