Momentos estressantes e com alta possibilidade de desgaste mental podem causar danos ao cérebro, como redução da memória e atenção. “O estresse a longo prazo vem com ajustes hormonais, fisiológicos e mentais que, se por um lado ajudam a nos manter vivos, por outro danificam o cérebro e corpo por dentro”, destaca a neurocientista e PhD Suzana Herculano-Houzel.  A prática de ginástica cerebral, como a promovida pelo Método Supera Olinda por meio de jogos educacionais e neuróbicas, permite o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e cognitivas, elementos-chave para manter a qualidade de vida e o bem-estar, principalmente nos momentos de crise. A Organização Mundial da Saúde publicou algumas orientações para que a saúde emocional seja priorizada em momentos de crise, como a pandemia do Covid-19. 

  • Cuidado com o excesso de informações: o excesso de notícias pode causar preocupações e incertezas. Preste atenção aos gatilhos mentais! Se o consumo exagerado de informações provocar malefícios, dê um tempo e foque nas atividades que tragam bem-estar. 
  • Cuide da sua saúde física: procure manter a saúde do corpo com atividades físicas frequentes e uma alimentação equilibrada. Além disso, recomenda-se a prática de exercícios relaxantes, como meditação e alongamento.
  • Faça coisas que tragam felicidade:  Fazer um curso online, assistir a séries, ler livros, aprender uma nova receita, neuróbicas e exercícios cerebrais ajudam a otimizar o sentimento de satisfação.
  • Tenha resiliência: tente absorver os principais aprendizados da situação, seja realista e evite entrar em pânico. Pratique o autoconhecimento, descubra a melhor forma de passar por isso e lembre-se que não durará para sempre.
  • Coloque as coisas em ordem: sabe a arrumação do armário, dos arquivos do computador, das plantas da casa, dos e-mails não lidos – ações que são sempre deixadas para depois? Não deixe de fazer coisas que ocupam a mente e trazem relaxamento.
  • Estabeleça uma rotina: com mais tempo livre em casa, é preciso ter disciplina para conseguir manter uma rotina. Tente realizar atividades em horários pré-estabelecidos e crie uma agenda de trabalho – seja no home office ou nos momentos de autocuidado. Isso dará a sensação de organização e tranquilidade.
  • Mantenha o contato pessoal: converse com outras pessoas e interaja com aqueles que estão na sua casa – fale sobre seus sentimentos, sua rotina, seu estudo, seu trabalho. Não se isole!
  • Não pare seu tratamento: não deixe de tomar suas medicações, caso esteja em tratamento médico, e procure ajuda em situações de alterações de sintomas.
  • Não deixe de procurar ajuda: se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, medroso ou depressivo – procure ajuda especializada, como médicos, psiquiatras, psicólogos e o CVV (188).

SERVIÇO

Método Supera Olinda

Onde: Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, 1487, Casa Caiada – Olinda

Contato: 99812-6767 (Agende uma aula gratuita de ginástica para o cérebro)