Projeto mercadosempe.com apresenta informações históricas e fotografias dos mercados mais conhecidos da capital pernambucana

Conhecer os mercados públicos do Recife todo mundo sabe que é uma atração turística indispensável na capital pernambucana. É conhecer um pouco da cultura, acessar produtos artesanais/regionais e experimentar uma gastronomia singular. A descentralização das informações, dificulta o processo de pesquisa e apanhado histórico dos mercados públicos existentes. Mas agora, os mercados do Recife que compõem o patrimônio, arquitetura, gastronomia e o turismo da cidade, dispõem de site inédito gratuito mercadosempe.com

Cinco mercados compõem o projeto: Mercado da Boa Vista, Mercado de Casa Amarela, Mercado da Encruzilhada, Mercado da Madalena e o Mercado de São José. O site contempla informações históricas e fotografias dos elementos arquitetônicos e de ambientes dos mercados públicos, além de  figuras caricatas, sejam comerciantes ou os próprios frequentadores. Patrimônios públicos da cidade do Recife, que guardam muitas histórias e reforçam a tradição da cidade. Muitos estão localizados em bairros residenciais e movimentam a economia local. 

Ainda nos dias atuais, os mercados públicos do Recife não são valorizados como patrimônio histórico.  De todos os mercados públicos disponíveis no Recife, apenas o Mercado de São José possui tombamento. Através de imagens e da informação é possível explorar o universo dos mercados presentes na cidade do Recife e estimular o espectador à visitação e valorização do patrimônio. O site inédito também pretende promover um aquecimento do setor de turismo e lazer, principalmente no período de férias. 

Com o objetivo de valorizar a arquitetura dos mercados, e registrar, documentar, catalogar e salvaguardar os mesmos através da fotografia e informações, o projeto-site apresenta os mercados do Recife mais frequentados pela população e turistas. As fotografias são inéditas, realizadas pelo fotógrafo Eduardo Cunha (agência CCQ) e contam com acessibilidade comunicacional – audiodescrição e libras. A pesquisa histórica é assinada pelo historiador Thiago Nunes.

O projeto mercadosempe.com é realizado pela Agência CCQ e conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, com o apoio da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB). O projeto visa a continuação contemplando outros mercados públicos do Estado de Pernambuco. 

www.mercadosempe.com

https://www.instagram.com/mercadosempe/

[email protected]