Instituição pernambucana precisará vender cerca de 9 mil tickets do Big Mac para arrecadar recursos para reforma de UTI e unidade de cuidados paliativos
Já virou tradição. O último sábado de agosto é dia de participar de uma das maiores iniciativas brasileira de arrecadação de fundos para crianças e jovens: o McDia Feliz. No ano em que completa 30 anos, a ação vai beneficiar, pelo segundo ano consecutivo, uma das instituições beneficiadas em Pernambuco será o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) que receberá os recursos com a venda de tíquetes antecipados pela instituição, assim como, recurso dos sanduíches Big Mac de restaurantes McDonald’s no dia 25 de agosto (sábado). A seleção dos projetos prioritários à oncologia pediátrica que serão beneficiados pela campanha, assim como, a liderança do trabalho dessa rede no McDia Feliz é realizada pelo Instituto Ronald McDonald.
O GAC-PE tem como meta alcançar cerca de 9 mil tíquetes de Big Mac vendidos antecipadamente para reformar e reativar o sexto pavimento do Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), que está fechado ao atendimento dos pacientes há mais de quatro anos por dificuldades estruturais. O pavimento vai abrigar 10 leitos, sendo estes para UTI, isolamento e cuidados paliativos. Há três anos, o GAC-PE vem tentando recuperar o pavimento, mas, devido ao contexto da crise econômica que se alastrou no país nos últimos anos, a instituição não conseguiu arrecadar recursos suficientes para garantir essa assistência. O objetivo também é ampliar para 34 o número de leitos da enfermaria. Hoje, são 24.
“O McDia Feliz tem sido fundamental para conscientizar a sociedade sobre a relevância do câncer infantojuvenil, a doença que mais mata entre as idades de um e 19 anos. E os recursos arrecadados viabilizam diagnóstico precoce, encaminhamento adequado, tratamento de qualidade e suporte psicossocial durante e após o tratamento”, afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.
Para Vera Morais, oncopediatra e presidente do GAC-PE, a campanha vai ajudar a realizar o sonho da reforma do sexto pavimento do prédio onde funciona o GAC-PE. “Há anos envidamos esforços para levantar os recursos. A sociedade vem nos ajudando nessa missão e conseguimos arrecadar um terço do que precisamos. Esperamos conseguir o montante restante nessa linda ação em mais uma parceria com o Instituto Ronald McDonald”, ressaltou.
A compra de tíquetes antecipados já está disponível e pode ser feita diretamente no GAC-PE. Vendidos ao preço de R$ 16,50 cada um, o tíquete equivale a um sanduíche Big Mac, que só pode ser utilizado na data do McDia Feliz (25/8). Os interessados na compra de tíquetes antecipados podem entrar em contato direto com a instituição pelos telefones (81) 3423.7633/ 3423.7636 e (81) 3267.9200.
A venda dos tíquetes antecipados representa uma importante parcela na arrecadação total da campanha McDia Feliz, composta ainda pela venda de sanduíches Big Mac no próprio dia, isoladamente ou na promoção (exceto alguns impostos), além de produtos promocionais com a marca McDia Feliz vendidos pelas instituições participantes. Em Pernambuco, o GAC-PE contará com 12 lojas parcerias na iniciativa: as duas unidades do Shopping Tacaruna, do Derby, Carrefour Torre, duas do Shopping Recife (internas), os drive thru de Jaboatão dos Guararapes e de Piedade, e do Shopping Guararapes. Em Caruaru, participam os restaurantes do Shopping Difusora e do North.
PARCERIA ANTIGA – O Instituto Ronald McDonald é parceiro do GAC-PE há anos e vem colaborando em projetos como a capacitação de profissionais do serviço público de saúde do estado quanto aos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, que se confundem com outras enfermidades da faixa etária. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, além de terem a possibilidade de uma boa qualidade de vida após o tratamento.
Em 2106, os recursos do fundo nacional do Instituto Ronald Mcdonald, foram destinados à estruturação do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Centro de OncoHematologia Pediátrico (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) da Universidade de Pernambuco (UPE). O espaço é destinado para o atendimento de emergência médica de pacientes em tratamento no CEONHPE. Já os recursos do McDia Feliz de 2017, primeiro ano em que o GAC-PE foi beneficiado, será utilizado para implantação do espaço de convivência para os pacientes no segundo andar do prédio, local onde as famílias dos pacientes poderão ficar enquanto as crianças e adolescentes realizam tratamento. A previsão é que esse novo espaço seja inaugurado no inicio de 2019.
AMPLIAÇÃO – Neste ano, o McDia Feliz ficou ainda mais especial, já que a venda do Big Mac irá beneficiar ainda mais pessoas que necessitam de apoio. Após analisar as principais problemáticas do Brasil e, aliada às estratégias globais do Sistema McDonald’s de impacto social, a companhia decidiu ampliar o escopo do evento ao introduzir uma nova causa altamente importante para o país: a educação, pilar fundamental para a plena formação de crianças e jovens brasileiros e para o desenvolvimento da nossa sociedade. Dessa forma, a companhia também contribuirá com o desafio que o desemprego juvenil ainda representa no Brasil. Para isso, a empresa formou uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, organização não-governamental que há mais de 20 anos trabalha para desenvolver o potencial das novas gerações por meio da educação integral, ampliando suas oportunidades de vida e tornando-as agentes de transformação.
GAC-PE – Criado em 1997, o GAC-PE assiste, por dia, uma média de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento. Todos realizam tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Além das ações com foco na assistência social, desenvolve projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento.
Todas as ações do GAC-PE são realizadas a partir do trabalho de dezenas de voluntários, de parcerias e do investimento das doações permanentes feitas à instituição. As contribuições podem ser financeiras ou em forma de produtos e serviços. A instituição arrecada recursos através da promoção de eventos, da venda de seus produtos institucionais e da revenda de roupas e equipamentos doados que são comercializados em bazares. Os interessados em contribuir podem realizar doações pelo site www.gac.org.br. Outras informações pelos telefones (81) 3423.7633, 3423.7636, 3423.7833, ou no perfil da instituição no Facebook (@GACPernambuco).
Sobre o Instituto Ronald McDonald – O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para aproximar as famílias da cura do câncer infantojuvenil, o Instituto desenvolve e coordena programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. Desde 1999, mais de R$ 330 milhões foram arrecadados por meio de campanhas e eventos como o McDia Feliz, Cofrinhos, Invitational Golf Cup e Jantar de Gala, e foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais e instituições de apoio que lutam pela cura do câncer infantojuvenil. Nos 19 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald, cerca de 3 milhões de crianças, adolescentes e seus familiares já foram beneficiados. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.