Após cantar a voracidade das relações, indo do amor ao ódio em forma de R&B no EP “Love”, a cantora e compositora MAYA se aproxima do hip hop na urgente e raivosa “Made in Brasil”. Lançamento da JO!NT, a faixa é um trap politizado que antecipa o lançamento do EP “Anger”.
Assista ao clipe “Made in Brasil”: https://youtu.be/8L-dp5g1DN0
Ouça “Made in Brasil”: http://smarturl.it/MAYAMadeInBrasil
“‘Made in Brasil’ fala sobre diversos assuntos sociais e políticos que ocorrem no Brasil, mas que por diversas experiências pessoais com pessoas estrangeiras, eu tinha chegado à conclusão de que os problemas eram mascarados. Essa música vem pra tirar a máscara de paraíso tropical brasileiro e mostrar a verdadeira face de um país extremamente desigual”, explica MAYA sobre a composição.
Cantada em inglês, a música funciona como uma denúncia e uma reflexão, tocando assuntos como racismo, genocídio negro e indígena, machismo, milícias, tráfico, estado corrupto e intolerância religiosa. A escolha pela língua estrangeira vem do fato que a artista, nascida em Niterói (estado do Rio), morou na infância em diferentes cidades e países, devido ao trabalho de seus pais: ele, diretor de teatro e dramaturgo; ela, cantora de jazz e DJ.
“Escolhi dizer tudo, ou quase tudo, em inglês por querer que mais ouvidos me escutem. Esse também foi o motivo de ter escolhido como estética sonora o trap/rap, hoje em dia o gênero musical mais consumido no mundo. Além disso, gosto de compor frases que geram questionamento, então nada é tão simples quanto parece. De primeira vai parecer uma letra que vai direto ao assunto, mas pode ter certeza que ela é feita pra gerar reflexão sobre diversos pontos que vivemos todos os dias. Escolhi falar dessa maneira pra mostrar mais um lado meu como artista, pessoa e compositora”, reflete MAYA.
Se a cantora se apresentou com “Love”, “Made in Brasil” abre o caminho para “Anger”, segundo EP e que que trará novas faixas expondo uma visão quase oposta para os mesmos temas. Enquanto o trabalho de estreia fala sobre o vulnerável, o trágico e o romântico, “Anger” traz o questionamento e o indestrutível. Isso sem esquecer de um dos marcos da artista: um forte apelo visual voltado para a moda, o empoderamento, sensualidade e afrofuturismo.
Com produção musical de Carlos do Complexo, “Made in Brasil” é um lançamento do selo e agência musical JO!NT e já está disponível em todas as plataformas de música digital.
FICHA TÉCNICA – CLIPE
Direção: Christian Monassa
Fotografia: Pedro Nascimento
Edição: João Coelho
Styling: Tali Bezerra
Cabelo: Lewablack
Foquista: Diogo Lisboa
Maquinista: Tamar e Carlitos
Assistente de Produção: Gabrielle Vilela
Produção: Film In Produtora
Letra
Im from B
Oh shit
If I spit
Run bitch
Don’t cry bitch
Be a good bitch
But I know they don’t expect for that
Brazilian woman and black
I got more than a good ass
Ladidarirow you love my shitty flow
What is a paradise?
Do you like favela rich guy
Do you like favela white guy
You all don’t know how this is
Starving shot or getting high
Favela is the place where my people die
하나 둘 셋
Color black better dead
The milicia make the rules
The AK’s on the roof
The state doesn’t rule
If you slip you are dead too
They kill us in name of Jesus
And say amem amem
They provide the drogues
And put guns in children’s hands
They are killing one by one
Pretos e indigenas
They are killing one by one
My brothes and my blood
Toc toc can you pay for your shit?
Ding dong the karma is back bitch
Hey gringo I know how to speak your language
Hey gringo I know how to say my name
Hey gringo
Hey gringo I know how to speak your language
Hey gringo I know how to say fuck you bitch
Siga MAYA: