Com o aumento dos casos de Covid em todo o país e a consequente necessidade do uso prolongado de máscaras de proteção, têm-se observado, na população, um aumento de casos de acne durante a pandemia. Estresse e má alimentação já contribuem muito para o agravamento desse problema, mas além dessas causas, um estudo realizado na China mostrou que a acne também vem sendo provocada pelo uso da máscara de proteção.

O estudo, realizado pela American Academy of Dermatology, mostrou que 83% dos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente à pandemia na China, logo utilizando diariamente as máscaras de proteção, relataram o aparecimento de acne no rosto. Ao investigar os motivos, descobriu-se que o abafamento/ oclusão ocasionada pela máscara pode levar a um quadro inflamatório e ao aumento da secreção sebácea, que leva à formação da acne. A esse “fenômeno”, atribuiu-se o nome de maskne, uma junção de mask (máscara em inglês) + acne.

De acordo com a dermatologista Cynthia Cabral, com alguns cuidados é possível evitar o aparecimento da acne, mesmo com uso contínuo das máscaras. “A primeira recomendação é evitar o acessório feito de tecidos sintéticos, como poliamida, nylon, lycra, viscose, poliéster, acrílico, acetato, elastano etc. Porque eles são mais irritantes para a pele. Devemos priorizar o uso de máscaras de tecidos naturais, como algodão e TNT”, explica a dermato. 

Outro ponto de atenção importante, segundo a especialista, é a rotina de cuidados com a pele. “O cuidado ideal começa com a limpeza e higienização da pele. Lavar o rosto com sabonete específico para a sua pele, deixar a pele sempre limpa, lembrar de remover completamente a maquiagem sempre com demaquilante, depois lavar o rosto com sabonete. Além de hidratar bem a pele (inclusive a pele oleosa, tá?), pois isso é fundamental para restaurar a barreira cutânea”, detalhou. 

A médica também sugeriu às mulheres que evitem usar muita maquiagem, ao menos quando se faz o uso contínuo de máscaras. As várias camadas de maquiagem podem piorar essa obstrução dos poros, que ainda vai receber uma máscara e isso pode gerar mais acne. 

“Também é importante evitar lavar o rosto com água muito quente e evitar produtos irritantes, como tônicos com álcool”, lembrou ainda Cynthia. Mesmo sabendo que é um período delicado, também é importante manter a calma, pois o estresse só piora a acne, dormir e alimentar-se bem. Se nada mudar, é importante procurar um dermatologista.