A arquiteta fez pesquisa para homenagear a escritora ucraniana que viveu infância no Recife 

O Salão Clarice Lispector é o ambiente assinado pela arquiteta Marylia Nogueira na CASACOR PE  2023, que acontece de 22 de setembro a 5 de novembro, no Edifício Chanteclair, no Recife Antigo (PE). Nascida na Ucrânia, Clarice viveu no Recife, dos 5 aos 15 anos, e suas vivências em território pernambucano estão presentes em muitas de suas obras. Autora de mais de 20  romances, contos e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século 20. Clarice Lispector morreu em 1977 aos 56 anos.

A alma introspectiva da escritora, que se declarava brasileira e pernambucana, foi a inspiração para o projeto arquitetônico de Marylia Nogueira. O ambiente traz tons austeros, formas orgânicas – como referência à paixão da escritora por formas ovais -,  espaços livres e obras de arte. Os arcos pertencentes ao casarão foram mantidos e conversam com o partido arquitetônico escolhido para representar Clarice Lispector. “O ambiente tem 74m2 mas foi projetado como sala íntima, um espaço para provocar a mente, deixar fluir os pensamentos e as ideias, um lugar para estudar, escrever e criar”, revela Marylia Nogueira.

Foto: Morgana Nunes

O ambiente é uma ode às artes, uma celebração à arquitetura, ao design, à escultura, à fotografia, à gravura e ao paisagismo e à literatura. Peças de mobiliário assinadas pelo designer Jader Almeida conversam com fotos de Denilson Machado, uma interferência de Felipe Gomes sobre um mural de livros de Clarice, além de obras contemporâneas assinadas por  Paulo Bruscky, Isabela Cribari, José Paulo e Isabela Stampanoni. “A arte também vai me ajudar a contar um pouco da história da escritora. O  cigarro, os jornais picados, o ovo, que aparecem nas obras escolhidas na Galeria Numero, vão levar o visitante para o universo de Clarice. O mural construído com páginas dos livros e a imagem dela retratada no desenho de Felype Gomes vão trazer a imagem de  Clarice para o ambiente”, revela Marylia. 

A paleta de cores é sóbria e neutra, mas traz um tom magenta que remete a uma das casas em que a escritora viveu no Recife. Nas paredes, frases da escritora estão grafitadas, convidando a um mergulho no pensamento de Clarice Lispector.

O espaço abriga o canto da escritora, um ambiente cuidadosamente revestido em madeira que remete a uma caixa onde Clarice se fecha para escrever. “A proposta desse recanto é um lugar para concentração, que pode ser imaginado como um escritório para quem trabalha em home office mas quer estar integrado à sala principal dentro de um apartamento, por exemplo. A disposição do mobiliário também remete à concentração, já que a visão de quem está na escrivaninha é a parede amadeirada”, revela a arquiteta. 

No  Salão Clarice Lispector da Casacor PE 2023, a arquiteta Marylia Nogueira tem o apoio da Cerbras, Mohrar Automação, Finestra, Finni Interiores, Tintas Coral, Reforma, Itálica Casa, Empório da Luz, e Atmosphera, e tem como colaboradores Felype Gomes, Sergio Lima, Carolina Medeiros, Lígia Aguiar e  Edward Oliveira. 

Marylia Nogueira Arquiteta

Instagram @arquitetamarylianogueira