Para o primeiro álbum lançado com a Warner Classics, a pianista Mariam Batsashvili escolheu combinar obras solo de piano de Franz Liszt, um compositor que tem um significado especial para ela, com obras de Frédéric Chopin. Assim, nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, chega em todas as plataformas digitais “Liszt, Chopin”.

Batsashvili ganhou reconhecimento internacional em 2014, quando venceu o 10º Concurso de Piano Franz Liszt em Utrecht, na Holanda, tendo já triunfado três anos antes no Concurso Internacional Franz Liszt de Jovens Pianistas. Esse evento ocorreu em Weimar, a cidade alemã que ocupou um lugar tão importante na vida e na carreira de Liszt. Batsashvili treinou no Conservatório Franz Liszt, após estudos anteriores na Escola Central de Música Evgeni Mikeladze, em Tbilisi, capital de sua terra natal, a Geórgia.

“Franz Liszt definitivamente tem um lugar especial na minha vida”, comentou a musicista. “Estou sempre procurando o real significado, beleza e nobreza de sua música, seja ela espiritual ou temporal. Em primeiro lugar, ele era um homem nobre. Depois de ouvir a ‘Bénédiction de Dieu Dans La Solitude’ [a peça de abertura do álbum], entende-se e sente que sua música irradia com tanta gentileza e amor, e muitas mais emoções positivas. Não consigo entender por que algumas pessoas só ouvem virtuosismo e o caráter demoníaco incidental de Mefistofélico em seu trabalho. Sua música é tão completa, tão perfeita: cada emoção e pensamento sobre a vida pode ser encontrada nela. Ele é muito ousado na maneira como usa o piano inteiro para se expressar. Cada emoção e pensamento sobre a vida pode ser encontrada em sua música”.

Ainda com vinte e poucos anos, Mariam Batsashvili fez recitais em mais de 30 países e apareceu como solista de concertos com grandes orquestras e maestros. Em 2015, recebeu o prestigiado Prêmio Arturo Benedetti Michelangeli e passou a temporada 2016-17 como uma ‘Estrela em Ascensão’ da Organização Europeia da Sala de Concertos (ECHO). Atualmente, ela é membro do famoso esquema de artistas de nova geração da BBC. Uma artista inquisidora cuja técnica magnífica é sempre colocada a serviço do compositor, ela foi descrita pelo London Observer como “uma solista soberbamente equilibrada – um nome para se assistir” e pelo NRC Handelsbald da Holanda como a intérprete que “transforma cada frase em algo especial”. Batsashvili, que começou a tocar piano aos quatro anos de idade e decidiu três anos depois que queria fazer carreira como musicista, diz o seguinte: “o piano me permite expressar tudo o que quero dizer, o que eu quero contar às pessoas. Meu objetivo é alcançar as pessoas por meio da música”.

Para o álbum de estreia na Warner Classics, ela montou um programa em que peças de Liszt e de seu contemporâneo Frédéric Chopin, se oferecem iluminação mútua. Chopin nasceu em 1810 e Liszt em 1811, e eles eram bons amigos durante um tempo em que ambos moravam em Paris. Eles até dedicaram estudos um ao outro, e vários deles estão incluídos no álbum, cujas notas foram fornecidas pelo ilustre pianista australiano Leslie Howard. Um reconhecido especialista em Liszt, ele atua como mentor de Mariam Batsashvili desde que a ouviu pela primeira vez em uma masterclass em 2014. Entre os outros trabalhos do álbum estão os arranjos que Liszt fez de seis músicas polonesas compostas por Chopin.

Confira a tracklist completa de “Liszt, Chopin”:

    1   Bénédiction de Dieu dans la Solitude S173/3 from Harmonies poétiques et religieuses

         6 Polish Songs after Chopin S480
         arrangements for piano from 19 Polish songs Op.74 by Frédéric Chopin
    2   I.    Mädchens Wunsch            [‘Życzenie’ Op.74/1]
    3   II.   Frühling                            [‘Wiosna’ Op.74/2]
    4   III.  Das Ringlein                      [‘Pierścień’ Op.74/14]
    5   IV.  Bacchanal                          [‘Hulanka’ Op.74/4]
    6   V.   Meine Freuden                  [‘Moja Pieszczotka’ Op.74/12]
    7   VI.  Die Heimkehr                    [‘Narzeczony’ Op.74/15]

Consolations (Pensées poétiques) S172
    8   I.    Andante con moto
    9   II.   Un poco più mosso
  10   III.  Lento, quasi recitativo
  11   IV.  Quasi adagio, cantabile con divozione ‘Stern-Consolation’
  12   V.   Andantino
  13   VI.  Allegretto

Frédéric Chopin
  14   Étude in C Op.10/1

         Franz Liszt
  15   Grande Étude in A flat S137/9

Frédéric Chopin
  16   Étude in A minor Op.10/2
  17   Étude in C sharp minor Op.10/4

Franz Liszt
18       Grande Étude in F minor S137/10
Mariam Batsashvili piano