O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães recebe nos dias 20 e 21 de outubro o Seminário de Sensibilização e Formação de Educadores: “Pernambuco Moderno: artes e histórias deslocadas”. O objetivo do evento, que é gratuito, é estimular a abordagem do modernismo pernambucano dentro da sala de aula.

Segundo especialistas, como Paulo Herkenhoff, o movimento aqui no estado surgiu antes mesmo do modernismo paulistano, mas acabou sendo esquecido após a Semana de Arte Moderna de 22, que conferiu aos artistas paulistas uma hegemonia, quando o assunto era a disseminação das ideias modernistas no país. O seminário busca resgatar as singularidades estéticas e políticas do movimento pernambucano e sensibilizar os educadores para que o tema seja inserido no programa curricular dos cursos livres e escolas.

O evento, que é voltado para professores de Artes, História e Literatura, da rede pública e privada de ensino, bem como pesquisadores, artistas, produtores culturais e educadores não formais, terá intérprete de Libras. Durante a formação, haverá a troca de conhecimento entre os profissionais da educação e pesquisadores de artes visuais de Pernambuco e haverá orientações e sugestões de formas de abordagens multidisciplinares sobre o tema.

O seminário é uma realização do Rec Cultura e do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape). Os participantes terão direito a certificado e para se inscrever, basta acessar o link: encurtador.com.br/hkpI5.

O QUÊ: Seminário de Sensibilização e Formação de Educadores Pernambuco Moderno: artes e histórias deslocadas

QUANDO: Dia 20/10, quinta – das 14h às 17h; Dia 21/10, sexta – das 09h às 17h

ONDE: MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães | R. da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife – PE

PROGRAMAÇÃO:

20 DE OUTUBRO (quinta-feira)

O modernismo pernambucano e o mundo contemporâneo: artes, decolonização e epistemologias do sul.

Das 14h às 17h

Palestrante: Gleyce Kelly Heitor – Oficina Francisco Brennand

Oficineiro: Ziel Karapotó – Diretor e roteirista audiovisual e artista visual

21 DE OUTUBRO (sexta-feira)

O ensino das artes e o modernismo pernambucano:

arte, educação e mediações culturais

Das 9h às 12h

Palestrante: Fabiana Vidal – UFPE

Oficineira: Nathália Vieira – MAMAM

Histórias do modernismo das artes pernambucanas: trajetórias e narrativas

Das 14h às 17h

Palestrante: Juany Nunes – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE

Oficineiro: Eduardo Castro – UFPE