Miles Davis chocou o mundo da música em 1985, quando deixou a Columbia Records após 30 anos para se juntar à Warner Bros. Records. Em outubro daquele ano, ele começou a gravar o álbum “Rubberband”, em Los Angeles, Estados Unidos, no Ameraycan Studios, com os produtores Randy Hall eZane Giles. A direção musical na qual Davis estava se baseando durante as sessões marcou uma partida radical na carreira do músico, com a inclusão de funk, soul e grooves. Inicialmente, os planos eram apresentar os vocalistas convidados Al Jarreau e Chaka Khan. Eventualmente, o álbum foi arquivado e Davis gravou “Tutu”, deixando as músicas do “Rubberband” inéditas e intocadas por mais de 30 anos.
Os fãs de Davis finalmente experimentaram o álbum do trompetista, há muito perdido, no ano passado com o lançamento de um EP com quatro músicas do “Rubberband”, para o Record Store Day, que também está disponível digitalmente. Agora, a Rhino está animada com o lançamento das 11 faixas que compõe o álbum “Rubberband”, em todas as plataformas digitais. O projeto foi finalizado pelos produtores originais Hall e Giles, com o sobrinho de Davis, Vince Wilburn Jr., que tocou bateria nas sessões originais do projeto, entre 1985 1986. A arte da capa do álbum é uma pintura original de Davis da época. A faixa intitulada “Rubberband Of Life”, com Ledisi, foi antecipada em agosto.
“Tio Miles ficaria orgulhoso. Randy, Zane, eu e todos os envolvidos, colocamos nosso coração e alma no projeto”, diz Wilburn Jr.
Em 2017, 32 anos depois de Davis começar a gravar “Rubberband”, Hall, Giles e o sobrinho do trompetista, Wilburn Jr. começaram os trabalhos para terminar o álbum. A versão final inclui vários artistas convidados, entre eles, as cantoras Ledisi (12 vezes indicada ao Grammy) e Lalah Hathaway (filha da lenda do soul Donny Hathaway).
Davis, que toca trompete e teclado no álbum, juntou-se no estúdio com os tecladistas Adam Holzman, Neil Larsen e Wayne Linsey; o percussionista Steve Reid; o saxofonista Glen Burris; e Wilburn, Jr. na bateria. As sessões tiveram engenharia assinada pelo vencedor do Grammy, Reggie Dozier, cujo irmão Lamont Dozier fazia parte da lendária equipe de compositores da Motown, Holland-Dozier-Holland.
Confira a tracklist completa de “Rubberband”:
- “Rubberband Of Life” – featuring Ledisi
- “This Is It”
- “Paradise”
- “So Emotional” – featuring Lalah Hathaway
- “Give It Up”
- “Maze”
- “Carnival Time”
- “I Love What We Make Together” – featuring Randy Hall
- “See I See”
- “Echoes In Time/The Wrinkle”
- “Rubberband”