A M. Dias Branco apresentou oficialmente, em evento de lançamento na Unidade Eusébio, o Nutrir O Amanhã, seu programa de doação de alimentos e combate à fome, que já destinou, nos últimos três anos, mais de dez mil toneladas de produtos a iniciativas sociais, apoiando regularmente e de forma direta 186 instituições do terceiro setor.

O Programa Nutrir O Amanhã surgiu com o objetivo da M. Dias Branco de combater o desperdício alimentar e a fome no Brasil. Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que 70,3 milhões de brasileiros estiveram em estado de insegurança alimentar moderada (dificuldade para se alimentar) em 2022 e 21,1 milhões de pessoas no país viveram em estado de fome.

Sabendo disso, a Companhia criou a meta pública de atingir 50% de redução de desperdício de produtos acabados até 2030, dado presente na Agenda Estratégica ESG da Companhia, embasada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nessa linha, o Nutrir O Amanhã surge como o programa oficial de doações e combate à fome, já realizadas anteriormente pela Companhia, com premissas e políticas estabelecidas.

De janeiro de 2020 a dezembro de 2023, o Programa Nutrir O Amanhã envolveu mais de 37 unidades doadoras da M. Dias Branco. Foram contemplados 22 Estados e mais de 5 mil instituições beneficiadas indiretamente, com doação de 10 mil toneladas de produtos, o equivalente a 26.916 mil pratos de comida.

“Além de alimentos, o programa apoia projetos sociais voltados à educação, profissionalização, empreendedorismo, geração de renda, cultura, esporte, saúde e meio ambiente, tendo também parceria com Bancos de Alimentos que potencializam a distribuição das doações para milhares de instituições pelo país”, explica Maria Nolasco, Coordenadora de Responsabilidade Social da M. Dias Branco.

A Companhia tem se empenhado em redistribuir os produtos excedentes de produção para entidades parceiras como a CUFA, Mesa Brasil, Remar e Cruz Vermelha, o que fez com que criasse um relacionamento sólido com instituições beneficentes em todo o Brasil.

“Nós enquanto Programa Sesc Mesa Brasil, parabenizamos ao Grupo M. Dias Branco pela iniciativa e o compromisso de manter um programa que tem o compromisso de diminuir os impactos causados pela fome, e de fortalecer a política da redução do desperdício de alimentos. Agradecemos ainda, por ser um grande parceiro nosso, do Mesa Brasil Sesc, que sempre nos ajuda nessa luta de combater à fome”, conta Francisco Romilso Fabrício Lopes, nutricionista do SESC Mesa Brasil Ceará.

Maria Nolasco ainda conta que o programa tem como um dos objetivos não somente contribuir para a questão da fome no Brasil, mas também promover uma transformação social.

“Desde 2021, o IEP é parceiro da M. Dias Branco em programas de Educação Sustentável, bem como na distribuição de biscoitos em comunidades vulneráveis do entorno das unidades da instituição, combatendo à fome e resguardando a dignidade da pessoa humana. Agradecemos imensamente pela visão de sustentabilidade, ao abraçar as causas humanitárias atuando no combate direto à fome”, conta Monica Rabelo, Diretora Executiva do Instituto de Educação Portal (IEP).

Para Aline Sindeaux, Relações institucionais da Tapera das Artes, o Nutrir O Amanhã é um programa que reforça ainda mais o compromisso de longa data da M. Dias Branco em reduzir a fome no mundo. “Enquanto instituição social que atua com crianças em situação de vulnerabilidade, podemos dizer que a doação de alimentos feita pela empresa é um divisor de águas para o engajamento, participação e assiduidade dos alunos. A Tapera das Artes tem muito orgulho e enorme gratidão pela parceria com a empresa. Ser agraciada pelas doações faz toda a diferença na vida das 2.500 crianças atendidas pela instituição”, declara.

Evento de lançamento

O evento de lançamento, realizado na última semana, na Unidade Eusébio, contou com abertura de Andréa Nogueira, Diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Companhia, que explicou qual é o propósito da Companhia em relação ao tema e a importância da colaboração de forma contínua. “Queremos inspirar e fortalecer as boas práticas das instituições que fazem com seriedade o seu trabalho, que realmente entregam e levam a quem precisa. Queremos disseminar essas ações, para que contagiem e que para que possamos cada vez mais fazer o bem”, diz a executiva.

Em seguida, Tiago Timbó, Gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade, apresentou o programa para os convidados, que também puderam acompanhar os pitches do Pensando Bem e Movimento Saúde Mental, instituições sem fins lucrativos parceiras da Companhia, além de participar de coffee break e assistir à apresentação musical do Projeto Tocando a Vida, do grupo Estação da Luz.

“A M. Dias Branco divide suas doações em Produtos Excedentes, doações mensais e os pontuais, fazendo o trabalho junto a bancos de alimentos e instituições parceiras, com contratos, checagem reputacional, prestação de contas e conformidade com Política de Doação da M. Dias Branco. Isso tudo para que tenhamos a certeza de que os produtos estejam chegando a quem realmente precisa”, explica Timbó.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 29 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br