Integrando as atividades em celebração ao mês da Consciência Negra, o Ilê Axé Omó Ejá – Casa de Olossá promove a live ‘Saberes e Sabores do Sagrado’, que acontece no próximo sábado (27). O Babalorixá Wellington de Yemanjá convida o Secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto para uma conversa cheia de história, cultura, memória e religiosidade. Abordando a relação dos alimentos com a ancestralidade e como são ofertados aos orixás.

Nas religiões de matriz africana, como o candomblé, os rituais e a gastronomia estão sempre de mãos dadas. São heranças deixadas pelos negros, que marcaram, de diferentes formas, a origem e a história da culinária brasileira.

Nos terreiros, a religião é feita dentro da cozinha. Não existe receita formulada, mas os saberes que são repassados de geração em geração e que são as medidas dos ingredientes que dão os sabores aos pratos.
De forma ritualística, com preparos especiais, com cantigas e orações as comidas são servidas aos orixás. Cada um tem um prato diferente e serve para tudo, seja para agradecer, para festejar ou pedir saúde e proteção.

A live acontece nos perfis do instagram: @arraial.bomjesus e @gfreyreneto), no próximo sábado (27), às 19h30.

Foto: Divulgação