Foto: Bacalhau – @palaciochiado

Lisboa conquista, pela primeira vez, o prêmio de “Melhor Destino Culinário” da Europa, nos World Culinary Awards. A distinção foi recebida no último dia 1, numa cerimônia realizada no Dubai, e entre as cidades concorrentes estavam Barcelona, Copenhague, Florença, Londres, Paris e Viena.

A gastronomia é um dos pontos-chave na escolha de um destino turístico e há muito que Lisboa é reconhecida pela sua oferta diversificada e de qualidade. Desde os restaurantes típicos e locais com comida tradicional, aos restaurantes de autor e de chefs com estrelas Michelin que reinterpretam os sabores clássicos, há uma vasta seleção que atrai visitantes de todos os cantos do mundo.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirma que “é um enorme orgulho ver a identidade e tradições de Lisboa premiadas pela primeira vez neste setor e como a inovação se conjuga com estas tradições gastronômicas. É o reconhecimento da qualidade da gastronomia pela qual Lisboa tão bem se distingue e um prêmio que incentiva todos os profissionais que a mantêm viva”. A economia local é cada vez mais um fator distintivo da cidade e a gastronomia contribui em muito para a qualidade do turismo de Lisboa”.

Os World Culinary Awards, evento “irmão” dos World Travel Awards, celebram este ano a quinta edição e têm como objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronômico. Destacam as melhores práticas e inovações no setor e abrangem várias categorias, incluindo restaurantes, chefs, hotéis e outros estabelecimentos relacionados com a culinária. Os vencedores são escolhidos através de votação pública.

Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL):

Criada em 1997, a ATL é uma entidade privada sem fins lucrativos com mais de 800 associados que se dedicam, no todo ou parcialmente, à economia do Turismo da região, com a missão de promover Lisboa como destino turístico de excelência.