Polo disputado pelos foliões, Sítio Histórico da cidade tem recebido lavagens semanais que seguirão até o período carnavalesco

Depois de dois anos sem Carnaval, é fato que o folião pernambucano já não vê a hora de voltar a aproveitar o reinado de Momo em grande estilo. Seja na capital ou no interior, a festa promete arrastar multidões em 2023 e vem mostrando toda sua força já durante as prévias, que têm movimentado os finais de semana em locais como o Sítio Histórico de Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

Por isso, os cuidados com as principais ruas ocupadas pela folia também já estão a todo vapor. Aos sábados, uma equipe formada por quatro agentes de limpeza, munidos por um caminhão-pipa, tem ido até a Cidade Alta para varrer e lavar os pontos mais conhecidos para reunião de moradores, visitantes e turistas, a exemplo do Alto da Sé e da região da Praça do Carmo.

“A ideia é preparar a cidade para estas semanas que antecedem o Carnaval em si e que já atraem um número bem alto de pessoas, ajudando, claro, a trazer de volta o clima carnavalesco”, acrescenta Paulo Alves, gerente da Locar – Gestão de Resíduos, empresa responsável pelo serviço.

Nos últimos anos, Olinda ultrapassou a marca de três milhões de foliões a visitarem suas ladeiras durante o período carnavalesco. Em 2020, quando aconteceu a última comemoração antes da pandemia, passaram pelas ruas e becos históricos 3,6 milhões de pessoas, das quais 400 mil era turistas estrangeiros. Pelo que indicam as prévias e ensaios, iniciados ainda em 2022, o feito deve se repetir no tão aguardado retorno.