Economista que aprofundou o debate sobre a concentração de renda mostra o percurso da humanidade na marcha rumo à igualdade

 
Thomas Piketty é mundialmente reconhecido pela sólida pesquisa sobre desigualdade e redistribuição de renda, que levou o tema de seu estudo acadêmico ao centro das discussões políticas e das agendas internacionais. Mas sua imersão em tópicos áridos como a concentração da riqueza não o coloca no time dos apocalípticos. É bem verdade que, nas últimas gerações, os contrastes econômicos e sociais têm aumentado de forma significativa em diversas partes do mundo — e Piketty é um dos estudiosos mais dedicados a compreender e encontrar soluções para este problema. Mas o fato é que, ao longo dos séculos, temos caminhado rumo a uma maior igualdade.

Em Uma breve história da igualdade, lançado no Brasil pela Intrínseca, o renomado economista francês mostra que, apesar dos retrocessos e contratempos, existe um movimento histórico orientado para a igualdade, pelo menos desde o fim do século XVIII. Em pouco mais de trezentas páginas, o autor de O capital no século XXI— obra seminal que revolucionou o pensamento econômico contemporâneo — oferece sólidos argumentos de por que devemos ser otimistas em relação ao progresso humano.

Piketty conduz o leitor pelos grandes movimentos que moldaram o mundo moderno para melhor e pior: o crescimento do capitalismo, as revoluções, o imperialismo, a escravidão, guerras e a construção do Estado de bem-estar social. Narra, em suma, uma história de violência e luta social, pontuada por retrocessos, catástrofes e recuos identitários. Sua análise de todos esses eventos exemplifica como as sociedades humanas evoluíram em direção a uma distribuição mais justa de renda e bens, a uma redução das desigualdades raciais e de gênero, e a um maior acesso aos cuidados de saúde, à educação e aos direitos de cidadania. Segundo o autor, nossa difícil marcha é política e ideológica, uma luta sem tréguas contra a injustiça.

Mas, para continuar avançando, precisamos aprender e nos comprometer com sistemas institucionais, legais, sociais, fiscais e educacionais capazes de fazer da igualdade uma realidade duradoura. Ao mesmo tempo, resistir à amnésia histórica e às tentações do separatismo cultural e da compartimentalização dos saberes. O que está em jogo é a qualidade de vida de bilhões de pessoas. Sabemos que podemos fazer melhor, conclui Piketty. O passado nos mostra o caminho. O futuro depende de nós.

“Uma oportunidade para os leitores conhecerem, de maneira muito clara, o maior argumento de Piketty sobre as origens da desigualdade e seu projeto para combatê-la.”
—  The New York Times

“[Um] livro excepcional. Piketty transforma o progresso até o momento em uma convocação para continuar a luta por justiça.”
—  Daniel Markovits, autor de A cilada da meritocracia

Thomas Piketty, at the Paris School of Economics. French economist who works on wealth income and inequality. He is director of studies at the École des hautes études en sciences sociales and professor at the Paris School of Economics

THOMAS PIKETTY leciona na École d’Économie de Paris, é diretor na École des Hautes Études em Sciences Sociales, na França, e codiretor do World Inequality Lab. Formado pela London School of Economics, foi professor de economia do MIT. É autor de O capital no século XXI, traduzido para mais de 40 idiomas e com mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos no mundo, além de ter sido eleito Livro do Ano do Financial Times e listado entre os dez melhores livros pela Veja em 2014. Publicou também Capital e ideologiaA economia da desigualdadeÉ possível salvar a Europa?Às urnas, cidadãos! e Por uma Europa democrática, lançados pela Intrínseca. Por sua obra, recebeu em 2013 o prêmio Yrjö Jahnsson, conferido pela Associação Europeia de Economia. Publicou inúmeros artigos nos principais periódicos especializados, como Quarterly Journal of EconomicsJournal of Political EconomyAmerican Economic Review e Review of Economics Studies.

Uma breve história da igualdade, de Thomas Piketty

Editora Intrínseca
Tradução: Maria de Fátima Oliva Do Coutto
Páginas: 304
Livro impresso: R$ 69,90
E-book: R$ 46,90