Famosa nas redes sociais, psicoterapeuta reúne em guia prático ferramentas para identificar traumas do passado e transformar sua vida no presente
Vinda de uma família de profissionais dedicados à saúde mental, a psicoterapeuta Annie Zimmerman conhece o poder que a terapia pode ter sobre a vida de uma pessoa. Em suas redes sociais, ela compartilha sua sabedoria com centenas de milhares de seguidores. E, agora, apresenta seu mais novo projeto, que chega às livrarias pela Intrínseca em janeiro: Terapeuta de bolso, um valioso guia que conduz o leitor em sua jornada de autoconhecimento e cura. Na obra, Annie ficcionaliza histórias de pacientes que foram à sua clínica com o objetivo de mostrar como é possível identificar as raízes de diversos tipos de sofrimento e, a partir disso, promover as mudanças necessárias no presente. A autora fornece ferramentas, técnicas e exercícios práticos para lidar com as angústias do dia a dia e romper com padrões nocivos de comportamento.
“Você não pode se curar se não souber o que o despedaçou.” Sob essa premissa, a dra. Zimmerman introduz a primeira parte de seu livro: o self. Nessas páginas, a autora explica, por meio de exemplos de pacientes, como os traumas que vivemos na infância moldam nossa vida adulta, mesmo que não tenhamos consciência deles. Segundo Annie, nem as famílias aparentemente mais tranquilas estão isentas de passar por situações que podem ser interpretadas como traumáticas. E entender como essas experiências nos afetaram no passado nos ajuda a compreender a raiz de diversos problemas que nos afligem, como quadros de ansiedade, depressão, pânico, dependência e baixa autoestima. Além disso, Annie explica que os sintomas físicos são reflexos de sofrimentos mentais, e mostra como podemos entender os sinais que o corpo oferece quando há algo errado.
Na segunda parte do livro, a autora aborda questões pertinentes às nossas relações com outras pessoas. Uma vez que os relacionamentos podem ser espaços de cura, a dra. Zimmerman apresenta os principais motivos de problemas no campo amoroso e dá dicas de como identificá-los e usá-los para aprendermos sobre nós mesmos. Nessas páginas, ela aborda questões como estar solteiro, mas não solitário, a obsessão pela busca do relacionamento ideal e os percalços que as relações enfrentam: apego excessivo, falta de reciprocidade, traição e término. E sempre atentando para algo essencial: as únicas pessoas que podemos mudar somos nós mesmos.
Completa, didática e acolhedora, a obra de Annie Zimmerman é um convite à jornada de curiosidade e autoanálise profunda. Para aqueles familiarizados com o processo terapêutico, o livro pode ser uma ferramenta capaz de trazer excelentes insights para tornar as sessões ainda mais reveladoras e transformadoras. E, para os que nunca tiveram contato com a psicanálise, Terapeuta de bolso é uma ótima introdução a esse universo — além de um poderoso incentivo à prática da terapia.
Annie Zimmerman, Ph.D., é psicoterapeuta, escritora e pesquisadora acadêmica. Em 2021, com a conta @your_pocket_therapist, ela começou a postar no TikTok e no Instagram seus insights sobre mudanças de vida, obtidos diretamente do seu consultório. Desde então, acumula um grande e dedicado número de seguidores que buscam seu conteúdo para obter conselhos sobre as mais diversas questões da mente humana.
TERAPEUTA DE BOLSO, de Annie Zimmerman
Tradução: Paula Diniz
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 69,90
E-book: R$ 46,90