Incompreendido e negligenciado, sono é tema central de livro escrito por neurocientista britânico, grande especialista no tema.

De todos os impulsos básicos da vida, o desejo de dormir é o mais subestimado. Ainda que os seres humanos passem um terço de suas existências dormindo, as funções e os benefícios do sono só começaram a ser pesquisados de forma aprofundada nos últimos 20 anos. Essa ignorância histórica deixou suas marcas: hoje em dia, uma boa noite de descanso está longe de ser prioridade. Em Por que nós dormimos, best-seller do The New York Times que chega ao Brasil pela Intrínseca, Matthew Walker, um dos maiores especialistas do mundo no assunto, explica em detalhes o que é o sono e revela os danos provocados por nossa negligência. “Quanto mais breve é o seu sono, mais breve será a sua vida”, alerta o autor.

Inovador e fascinante, o livro é dividido em quatro grandes partes. Na primeira, o autor discorre sobre o sono propriamente dito: recupera informações de diferentes estudos para apresentar os mecanismos do ritmo circadiano, fala sobre o papel da melatonina no funcionamento do ciclo vigília/sono, revela a influência da cafeína e do jet lag no cérebro e analisa as várias mudanças dos padrões de sono ao longo da vida. Na segunda, Walker explora como o sono pode impulsionar o aprendizado, melhorar o humor, aumentar os níveis de energia, regular hormônios e prevenir doenças como câncer e Alzheimer. Os benefícios do ato de sonhar são o tema da terceira parte do livro, enquanto a quarta aborda os transtornos do sono e os malefícios do abuso de medicamentos para dormir.

Utilizando-se de informações dos mais recentes avanços acadêmicos e clínicos da área, Matthew Walker oferece aos leitores uma obra revolucionária sobre como o sono afeta cada aspecto do nosso bem-estar físico e mental, finalmente dando ao assunto a importância que ele merece. Com uma linguagem acessível e livre de jargões, Por que nós dormimos é, como diz o neurocientista Sidarta Ribeiro no prefácio à edição brasileira do livro, “uma saborosa introdução a essa nova ciência do sono e dos sonhos”.

MATTHEW WALKER leciona neurociência e psicologia e é diretor do Laboratório do Sono e Neuroimagem na Universidade da Califórnia em Berkeley. Também já foi professor de psiquiatria em Harvard, publicou mais de cem artigos científicos e participou de programas como o 60 Minutes, BBC News e Science Friday.

 

Foto: Intrínseca/Divulgação

 

Tradução: Maria Luiza Borges
Páginas: 400
Impresso: R$ 59,90
E-book: R$ 39,90