Em sua primeira biografia, a premiada jornalista investigativa narra a história de uma das pioneiras do espiritismo no Brasil 

Nascida no interior de Minas Gerais, em 1924, Isabel Salomão de Campos é da primeira geração de brasileiros de uma família de imigrantes libaneses. Criada na simplicidade da fazenda, desde pequena a menina mostrou ser diferente. Aos 9 anos via e ouvia coisas que não conseguia explicar e intrigava os familiares com seus frequentes relatos sobre aparições estranhas nas plantações de café. Muitas vezes voltava para casa trazendo ervas medicinais que usava para benzer ou tratar adultos enfermos. Aos 14 anos, conseguiu sozinha a autorização do prefeito para construir uma escola e alfabetizar os filhos dos colonos da região. A professora? Seria ela mesma. Aos 96 anos, Isabel é um dos nomes mais respeitados do espiritismo no Brasil e agora tem sua impressionante trajetória refeita por Daniela Arbex em Os dois mundos de Isabel, que chega às lojas em agosto pela Intrínseca.

Com prefácio assinado por Caco Barcellos, Os dois mundos de Isabel é a primeira biografia escrita pela premiada jornalista, vencedora do Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 2013 e do Prêmio Jabuti de Melhor Livro-Reportagem em 2016. No novo livro, Arbex parte das primeiras experiências mediúnicas de Isabel, passando pelo momento em que esta, no início da vida adulta, teve um entendimento mais amplo de sua vocação. Depois de superar o medo de ser considerada louca, Isabel teve a coragem de erguer a voz em um mundo predominantemente machista para falar sobre a existência dos dois mundos que conhecia. Obstinada, fundou a Casa do Caminho, em 1974, um centro espírita que até hoje mantém as portas abertas para receber pessoas em busca de ajuda. Criou outras duas escolas e retirou das ruas mais de 500 crianças ao longo de toda sua vida. Sua história foi entremeada ainda pelos desafios do casamento, da criação dos filhos, além da luta contra o preconceito religioso e a invisibilidade imposta às mulheres.

Em uma das passagens mais emocionantes da biografia, Isabel é chamada para o Hospital São Lucas, onde estava internado o diretor de TV Augusto César Vannucci, após sofrer um AVC. Depois de visitá-lo no CTI, a médium revelou ao melhor amigo do diretor – que está vivo -, que Vannucci já havia partido, embora as máquinas sustentassem que o coração dele continuava a bater. A caminho do elevador, Isabel avista João de Deus, que, com gestos teatrais, insinuava ser capaz de reverter o quadro. A morte de Vannucci foi confirmada pelo rádio menos de uma hora após Isabel ter confidenciado a Joel sobre a partida dele. Vinte e seis anos mais tarde, João de Deus seria denunciado por abuso sexual, crimes envolvendo exploração da fé e enriquecimento ilícito. Outra passagem inédita refere-se a um momento recente da história. Em 2018, o cientista australiano David Goodal anunciou para o mundo que praticaria suicídio assistido. Daniela resgatou a troca de mensagens entre Isabel e o cientista horas antes de ele concretizar o seu desejo.

Conhecida por dar voz aos excluídos, Daniela Arbex remonta a história de Isabel e de muitos dos que foram influenciados por seu trabalho. Entre relatos de fé, cura e conforto espiritual ou de simples admiração por uma vida inteira dedicada ao outro, Os dois mundos de Isabel é uma biografia que dialoga com muitas histórias brasileiras e que tem a marca do trabalho jornalístico preciso da autora.

DANIELA ARBEX é autora do best-seller Holocausto brasileiro, reconhecido como Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). O livro foi ainda adaptado para documentário pela HBO. Em 2015, lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Livro-Reportagem (2016). Também é de sua autoria Todo dia a mesma noite, livro de 2018 que narra a história não contada do incêndio da boate Kiss. Daniela foi eleita a melhor repórter investigativa do Brasil em 2020 pelo Troféu Mulher Imprensa e tem ainda outros 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles o americano Knight International Journalism Award. Foi repórter especial do jornal Tribuna de Minas por 23 anos e atualmente dedica-se à literatura.

OS DOIS MUNDOS DE ISABEL,
de Daniela Arbex

Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 39,90
E-BOOK: R$ 19,90