Bioquímico britânico ganhador do prêmio Nobel mostra como a resposta a essa pergunta pode ser útil para a raça humana, inclusive no combate a pandemias 
 

Quando o físico austríaco Erwin Schrödinger lançou O que é vida?, em 1944, seu foco era demonstrar que o entendimento do que são os genes, e de como eles são transmitidos fielmente de uma geração para outra, é fundamental para respondermos à pergunta do título. Sete décadas mais tarde, Paul Nurse, renomado bioquímico britânico, vencedor do prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2001, faz o mesmo questionamento, atualizando de forma acessível ao leitor a resposta da ciência.

Em O que é a vida?, lançado no Brasil em agosto pela Intrínseca, Nurse descreve sua crença de que, para obtermos uma resposta completa e satisfatória, devemos ir além do conceito da hereditariedade. Partindo desse pressuposto, o autor leva em consideração cinco grandes ideias da biologia: a célula, o gene, a evolução por seleção natural, a vida enquanto química e a vida enquanto informação. Todos esses conceitos servem como ferramentas muito eficazes para nos ajudar a perceber melhor o modo como a vida funciona.

Além de contar a origem dessas ideias, por que são importantes e como interagem, o autor explica que elas ainda estão se transformando e se desenvolvendo, à medida que cientistas de todo o mundo fazem novos avanços. Ele ainda apresenta os cientistas que promoveram importantes progressos, com o intuito de desvendar para o leitor como se dá uma descoberta científica.

Entender o que é a vida em seu estado mais primordial nos fornece as ferramentas para sobrevivermos aos desafios diários — e o autor corrobora isso ao contar um fato de sua vida pessoal. Em 2012, após fazer um exame de rotina, Nurse descobriu que tinha uma séria doença cardíaca e, pela primeira vez, ficou frente a frente com  a própria mortalidade. Muito além das questões individuais, saber o que é a vida também ajuda a nos blindar de tudo que nos deixa vulneráveis: doenças, mudanças climáticas, pandemias, perda da biodiversidade e segurança alimentar. Grandes temas que ocupam hoje o centro do debate sobre o futuro da raça humana.
 

“Uma oportunidade única de aprender diretamente com um renomado especialista mundial em biologia e genética.”
─ New Scientist

PAUL NURSE, nascido em 1949, em Norfolk, Inglaterra, é um famoso biólogo celular e geneticista, ganhador do prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2001. Também recebeu o prêmio Mundial de Ciência Albert Einstein e a Ordem Nacional da Legião de Honra, além de mais de sessenta títulos honorários e bolsas de universidades internacionais. Em sua brilhante carreira, deu aulas na Universidade de Oxford, foi diretor-geral do Imperial Cancer Research Fund (hoje, Cancer Research UK) e presidiu a Universidade Rockefeller em Nova York, até se tornar diretor do UK Centre for Medical Research and Innovation (atual Francis Crick Institute). Entre 2010 e 2015, foi presidente da Royal Society. Nurse ainda foi consultor do primeiro-ministro para assuntos de ciência e tecnologia. Por suas importantes descobertas e contribuições para a biologia celular e a pesquisa do câncer, foi reconhecido com o título de cavaleiro britânico em 1999. (Foto: Fiona Hanson)

O QUE É A VIDA?, de Paul Nurse

Tradução: Lívia de Almeida
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Impresso: R$ 59,90
E-book: R$ 39,90