Da inconformidade de um cidadão, nasce uma escola que busca viabilizar o acesso à política
Jornada improvável, que chega às lojas em abril pelo selo História Real, da Intrínseca, é o relato da construção do RenovaBR por seu idealizador, Eduardo Mufarej. Concebida como uma “escola de democracia”, o Renova nasceu em 2017 a partir de uma convicção singela: como qualquer atividade complexa, a representação política exige conhecimento e preparo. O nosso sistema partidário, entretanto, raramente seleciona candidatos com os atributos para criar políticas públicas eficazes. Ao contrário, o nível de informação sobre o funcionamento das instâncias de governo e as responsabilidades da representação, é, para dizer o mínimo, insatisfatório. Em que pese esse cenário desalentador e o descrédito generalizado dos políticos, Eduardo Mufarej estava certo de que não faltam brasileiras e brasileiros movidos pelo espírito público e pela vontade de trabalhar para a solução dos problemas do país. A questão, ele refletia, era: como capacitá-los para concretizar essa aspiração? Dessa inquietação de Eduardo e de outras pessoas que se juntaram a ele surgiu a ideia de uma escola para políticos. Uma escola apartidária, que acolhesse alunos de todas as orientações ideológicas, unidos pelo desejo de servir.
Desde o primeiro PowerPoint sobre o projeto até a espetacular formatura da primeira turma, em 2018, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o autor conta as realizações e os percalços de uma iniciativa radicalmente inovadora. A primeira turma do Renova formou 131 alunos; 17 foram eleitos por sete partidos diferentes, entre eles nomes de destaque no Prêmio Congresso em Foco 2020, como a deputada federal Tabata Amaral (PDT) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania). Eduardo relata que em 2019 a escola recebeu mais de 31 mil inscrições de todo o Brasil, 14 vezes mais do que na primeira turma, e tornou-se digital. Dos 1.820 formandos de 2019 e 2020, 153 foram eleitos no pleito municipal do ano passado. Pertencem a 25 partidos e estão espalhados por 20 estados brasileiros.
Além do relato minucioso e cândido sobre a criação do Renova, Eduardo Mufarej revisita a própria história e a de sua família, vinda do Líbano, e as conexões de sua mãe e avó com o universo da educação. Descreve ainda os desafios profissionais que acabaram por forjar o empreendedor que acreditou na possibilidade de inovar e de contribuir para a qualificação da política em seu país. Com riqueza de informações e depoimentos de apoiadores e formandos, como Paulo Hartung, Felipe Rigoni, Renan Ferreirinha e Luciano Huck, Jornada improvável, mostra como uma inciativa de simples cidadãos pode fazer a diferença na construção de uma nação mais justa e madura.
“A ideia fundadora do Renova é que a política é lugar de gente íntegra e competente e, sendo assim, deveria atrair os melhores quadros do país. Ao formar candidatos qualificados, independentemente de partidos ou ideologias, queremos dar uma contribuição para aperfeiçoar a política”, afirma Eduardo Mufarej.
EDUARDO MUFAREJ é o idealizador e fundador do RenovaBr. Empreendedor, desenvolveu sua carreira no mercado financeiro e no setor da educação. Atualmente, Eduardo formula e desenvolve investimentos de impacto social por meio de sua empresa, Good Karma Ventures.
JORNADA IMPROVÁVEL, de Eduardo Mufarej
Editora: Intrínseca l Selo: História Real
Páginas: 192
Livro impresso: R$ 44,90
E-BOOK: R$ 22,90