Em best-seller do The New York Times, chefe do departamento de Astronomia de Harvard defende que artefato observado por telescópio foi criado por alienígenas

Em 19 de outubro de 2017, cientistas de um dos maiores observatórios espaciais do mundo detectaram um objeto voador não identificado em nosso sistema solar. Dados coletados pelo telescópio Pan-STARRS1, no Havaí, revelaram detalhes fora dos padrões dos fenômenos naturais. As linhas mais conservadoras mantiveram o exótico objeto na categoria de asteroide, mesmo sem saber explicar suas peculiaridades. O astrônomo e proeminente professor da Universidade de Harvard Avi Loeb, junto com seu orientando de pós-doutorado Shmuel Bialy, publicou uma hipótese ousada: “‘Oumuamua”, como o visitante foi batizado e que significa “mensageiro” em havaiano, teria sido criado por uma civilização alienígena. 

Best-seller do The New York TimesExtraterrestre será lançado pela Intrínseca em maio. No livro, Loeb se debruça sobre estudos e desafia o status quo científico, descrevendo suas teorias e as implicações para o futuro da nossa espécie em possibilidades eletrizantes, que levam os leitores a uma jornada inédita pela astronomia. Ao contrário de outras obras já publicadas sobre vida inteligente fora da Terra, o livro é calcado em um amplo trabalho científico, fugindo de estereótipos criados pela ficção. De acordo com o autor, a humanidade saberá a verdade sobre a existência de extraterrestres por meio de trabalhos mais próximos à antropologia e à arqueologia, que fazem deduções com base em fragmentos.

Por meio de pesquisas e com rica experiência como membro do conselho consultivo do governo norte-americano para ciência e tecnologia, Loeb nos convida a olhar para o céu de outra forma e indaga: “Tanto nós, cientistas, quanto leigos, estamos prontos? A civilização está pronta para enfrentar o que vem depois de aceitarmos a conclusão plausível, tirada a partir de uma hipótese baseada em evidências, de que a vida terrestre não é única e que talvez nem seja particularmente impressionante?”

“Neste livro bem escrito e interessante, Avi Loeb nada contra a maré de opiniões científicas e nos estimula a imaginar tecnologias extraterrestres viajando pelas estrelas aos montes, rastros de civilizações avançadas surfando pelo cosmos.” 
─ Forbes

Avi Loeb é chefe do departamento de Astronomia da Universidade de Harvard, onde também fundou e dirige o maior centro de pesquisas sobre buracos negros do mundo, a Black Hole Initiative. Em 2012, foi eleito pela revista Time uma das 25 pessoas mais influentes do mundo no campo da astronomia.

EXTRATERRESTRE, de Avi Loeb

Editora: Intrínseca
Tradução: Lívia de Almeida
Páginas: 304
Livro impresso: R$ 49,90
E-book: R$ 34,90