Segundo romance de autor argentino finalista do Pulitzer explora um embate de narrativas em torno da trajetória de casal milionário em Nova York
Durante os loucos anos 1920, um magnata de Wall Street e uma herdeira excêntrica de linhagem aristocrática constroem, juntos, uma fortuna inimaginável — e que intriga a alta sociedade nova-iorquina. Com o passar das décadas, a escalada do imponente casal até o topo vai ganhando novas nuances, na medida em que é apresentada sob diferentes pontos de vista. Esse embate de narrativas, meticulosamente embasado por cada narrador, é o que move o segundo romance de Hernan Diaz, escritor argentino radicado nos Estados Unidos que, com seu livro de estreia, In the Distance, foi finalista do Pulitzer.
Confiança é dividido em quatro partes. Na primeira, o casal Benjamin e Helen Rask se torna inspiração para os protagonistas de um romance que supostamente disseca as verdades por trás do império e das relações pessoais do milionário — e que, além disso, acende uma grande polêmica no coração financeiro dos Estados Unidos. Ao longo do tempo, outras versões dessa história vão vindo à tona: um manuscrito em defesa do magnata, as memórias de uma pessoa próxima ao casal e um diário perdido com muitas revelações. Tudo que até então parecia consolidado como fato passa a ser questionado. Afinal, se a verdade sempre resulta da soma das faces de uma pirâmide, Confiança é a prova de que mesmo a mais sólida e monumental delas é frágil em um solo de areia. Entre tantas versões e pontos de vista, em qual acreditar?
Caleidoscópico, o novo romance de Hernan Diaz é um tour de force que se desenrola ao longo de um século, um confronto contundente com os enganos que muitas vezes se escondem no âmago dos pactos pessoais e financeiros. Suas quatro vozes ora ampliam, ora recusam os limites entre fato e ficção, ilustrando a facilidade com que o poder é capaz de a tudo manipular.
”Complexo, misterioso e surpreendente do início ao fim. Diaz tem na ponta dos dedos o poder dos grandes nomes da literatura.”
— The New York Times
“Um épico americano, Confiança é páreo duro para O grande Gatsby. Um romance glorioso sobre impérios e apagamentos.”
— Oprah Daily
HERNAN DIAZ é autor de dois romances, publicados em mais de vinte idiomas. O primeiro, In the Distance (2017), foi finalista do Pulitzer e do Prêmio PEN/Faulkner, eleito um dos Dez Melhores Livros de 2020 pelo Publishers Weekly. Confiança, seu segundo romance, entrou para a lista estendida do Booker Prize de 2022. Diaz também publicou um livro de ensaios sobre o argentino Jorge Luis Borges e seu trabalho já figurou em revistas como The Paris Review, Granta e Playboy. Foi contemplado com um Guggenheim Fellowship, um Whiting Award, o William Saroyan International Prize for Writing, além de uma bolsa do Dorothy and Lewis B. Cullman Center for Scholars and Writers da Biblioteca Pública de Nova York.
CONFIANÇA, de Hernan Diaz Editora Intrínseca Tradução: Marcello Lino Páginas: 416 Livro impresso: R$ 89,90 E-book: R$ 62,90 |