Autora de A visita cruel do tempo, vencedor do Pulitzer de Ficção, fala da busca de autenticidade e sentido em um mundo altamente tecnológico
Bix Bouton é um empresário de sucesso, conhecido como um semideus da tecnologia, que ganhou muito dinheiro no passado ao se apropriar das instigantes ideias contidas no livro de uma antropóloga respeitada. Aos 40 anos, no entanto, sente-se exausto e desesperado por uma nova inspiração. Até que aparece disfarçado em uma reunião de professores, no apartamento de um prédio próximo do campus da Universidade de Columbia, em Nova York, e descobre que um dos presentes está pesquisando a “externalização” da memória humana. Em 2020, a nova ferramenta de Bix, Domine Seu Inconsciente − que acessa todas as memórias do ser humano e permite compartilhá-las em troca do acesso às lembranças de outras pessoas −, já seduziu multidões.
Vencedora do Pulitzer de Ficção por A visita cruel do tempo, Jennifer Egan retoma vários personagens secundários desse best-seller, lançado pela Intrínseca em 2012, para construir a trama cativante de A casa de doces, que chega às lojas, também pela Intrínseca, em setembro de 2022. Com uma narrativa fragmentada e polifônica, ancorada em uma complexa rede de personagens que transitam entre os anos de 1960 e 2030, Egan fala da busca de autenticidade e sentido num mundo artificial e altamente tecnológico.
Em uma teia fascinante, acompanhamos os impactos e desdobramentos dessa assustadora tecnologia na vida de pessoas comuns, cujos caminhos se cruzam em diferentes momentos ao longo de décadas. Mestre em manipular com precisão uma variedade de vozes e estilos, Jennifer Egan retrata em A casa de doces um mundo que não está tão distante da nossa atual realidade. Um mundo marcado pela vigilância digital e pela constante representação nas interações em redes sociais.
“Uma demonstração brilhante dos prazeres imensuráveis da boa ficção.”
— The Washington Post
“Uma obra-prima polifônica sobre a busca de significado em um mundo louco.”
— Entertainment Weekly
JENNIFER EGAN é autora de outros seis livros: Praia de Manhattan, vencedor da Medalha Andrew Carnegie de Excelência em Ficção; A visita cruel do tempo, agraciado com o Pulitzer de Ficção, o National Book Critics Circle Award e o Los Angeles Times Book Prize; O torreão; a coleção de histórias Emerald City; Olhe para mim, finalista do National Book Award; e Circo Invisível. Teve trabalhos publicados na New Yorker, na Harper’s Magazine, na Granta, na McSweeney’s e na New York Times Magazine.
A CASA DE DOCES, de Jennifer Egan
Editora Intrínseca
Tradução: Débora Landsberg
Páginas: 384
Livro impresso: R$ 79,90
E-book: R$ 54,90