O single de entrada da cantora e compositora mineira Karen Nascimento ganha novas cores com um clipe. “Santos Orixás” antecipa o EP de estreia da artista e mescla referências da MPB e experimental.
Assista ao clipe “Santos Orixás”: https://youtu.be/U1d_8XpBbYw
Ouça “Santos Orixás”: https://bit.ly/santosorixas
Conhecida como integrante do grupo Acadêmicos do Samba e da Banda Fulô do Sertão, Karen agora embarca em uma carreira solo com “Santos Orixas”, em produção musical assinada por Rafael Carneiro. “Essa canção nasceu em mim como um canto de saudade e uma prece por proteção na energia dos orixás”, revela.
Parte de um álbum visual, o clipe dirigido por Guilherme Monteiro e Emanuel Kaauara buscou implementar simbologias da cosmologia yorubá, principalmente as que dizem respeito ao candomblé. Desde o cenário, dialogando com os elementos da natureza que correspondem aos orixás, como a terra, o céu, o ar, a floresta, até o figurino e a maquiagem, com os búzios, o ouro, e a cor dourada representando a prosperidade.
Karen tentou em sua performance representar momentos de queda e ascensão através da espiritualidade, iniciando em um momento de estagnação, saindo do elemento terra que representa a morte, se elevando através da dança sagrada aos elementos da floresta e do céu, que representam a conexão com a cura e o divino respectivamente.
Parte da inspiração para este vídeo e todos os demais do álbum visual de Karen Nascimento veio da obra de Glauber Rocha, na trama teatral de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. No filme, o personagem percorre do inferno ao céu, em uma representação da busca épica do herói. No clipe “Santos Orixás”, essa referência se dá principalmente pela locação – um ambiente quente e árido -, a agressividade e a falta de perspectiva que esse lugar leva à protagonista, caracterizando seu incômodo e dualidade durante toda a trama. Outras referências ao percurso épico do herói serão retratadas ao longo de todos os três clipes que compõem o álbum visual, com purgatório, inferno e paraíso sendo representados em diferentes cenários.
Mesclando suas vivências como percussionista amadora, pesquisadora no campo cultural e mestre em Música pela UFMG, este será o EP de estreia solo da cantora. O primeiro single, “Santos Orixás”, já está disponível nas principais plataformas de streaming, e o clipe, no canal de YouTube da artista.
Assista ao clipe “Santos Orixás”: https://youtu.be/U1d_8XpBbYw
Ouça “Santos Orixás”: https://bit.ly/santosorixas
Crédito: Emanuel Kaauara
Ficha técnica
Composição: Karen Nascimento
Produção Musical: Rafael Carneiro
Violão, baixo, percussão, piano e programação: Rafael Carneiro
Atabaque: Thiago Rapadura
Coro: Rafael Carneiro, Karen Nascimento
Produzido, gravado e mixado por Rafael Carneiro no Estúdio Guella Music
Distribuição: Tratore
Concepção e Produção: Karen Nascimento
Roteiro e Direção: Guilherme Monteiro e Emanuel Kaauara
Color Grading: Guilherme Monteiro
Edição e Finalização: Guilherme Monteiro
Fotógrafo: Emanuel Kaauara
Beleza: Eloya Amorim | Casa Corvo Rosa
Styling: Lukah Rodrigues
Costureira: Alexandrina Miranda
Comunicação: Build Up Media
O projeto cultural recebeu recurso da Lei Federal n° 14.017/2020 e conta com o apoio do Sistema Estadual de Cultura
Acompanhe Karen Nascimento: