Especialista em desenvolvimento motor infantil, psicomotricidade e com formação na área de Educação Física, o diretor do Instituto do Autismo, Kadu Lins, estará presente essa semana, no “Seminário de Autismo – da infância à vida adulta”, que acontece em Angola, na cidade de Talatona, na província de Luanda, neste sábado (04). Kadu integra a Caravana de Saúde na África e será um dos palestrantes convidados pelo governo de Angola para o evento.

O seminário irá abordar temas como sinais do autismo, diagnóstico e tratamento; educação e inclusão escolar; direitos das pessoas com autismo; e o autismo na vida adulta. “É uma enorme emoção. Muito feliz em ir além das fronteiras e poder falar sobre autismo e trabalhar cada vez mais para transformar vidas. Estarei ao lado de grandes profissionais, como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas”, comenta Kadu Lins, que no dia 04, vai falar sobre educação inclusiva e o treino motor como intervenção de apoio no TEA.

Além da palestra, as ações na África ainda incluem planos de intervenção e avaliação em comunidades carentes de Luanda. “O grande objetivo nosso é aprender, tentar entender um pouco mais sobre o autismo em outra localidade, e ajudar. Estou muito empolgado com a possibilidade de avaliar crianças, prescrever treino, fazer intervenções nas sessões, capacitar a equipe do Kuzola Mona, um grande centro de desenvolvimento infantil de Angola”, explica Kadu.

Instituto do Autismo – O IDA conta com seis unidades em funcionamento: está presente nos municípios de Igarassu e Carpina, além das instalações em quatro bairros no Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Ao todo, são mais de 1100 funcionários para o atendimento especializado de mais de 500 crianças e adolescentes assistidos pelas seis unidades. Está em fase de construção uma unidade no município de Caruaru. A previsão é que as atividades comecem a ser oferecidas na unidade em meados de maio. Cerca de 200 famílias devem ser atendidas em Caruaru.

“Todo o espaço do nosso instituto é voltado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com autismo, com diversas terapias. Podemos proporcionar, de forma individualizada, o aprendizado de novas habilidades, a autonomia, melhorar a atenção, foco e concentração, a comunicação, bem como a interação e comportamento social”, explica Kadu Lins.

Em todas as unidades, o IDA possui infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, pedagogos e musicoterapeutas. Entre as especialidades oferecidas estão: Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade Relacional e Funcional, Musicoterapia, além de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Nutrição.