O bailarino e coreógrafo baiano José Carlos Arandiba, o Zebrinha, estará presente na 27ª edição do Cine PE. O artista vem ao Recife acompanhar a exibição de “Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia”, documentário que marca sua estreia na direção cinematográfica. O filme será exibido na quinta-feira, 7 de setembro, dentro da Mostra Competitiva de Longas-Metragens.

Com mais de 40 anos dedicados à dança clássica e moderna, em uma extensa carreira nacional e internacional, Zebrinha é diretor artístico de dois dos mais importantes grupos da cultura baiana: o Balé Folclórico da Bahia, uma das companhias de dança mais aclamadas do mundo, e o Bando de Teatro Olodum, grupo que revelou Lázaro Ramos e que criou o espetáculo teatral “Ó Paí, ó”, posteriormente transformado em filme e série de TV. Em 2022, com incentivo da amiga Taís Araújo, o coreógrafo estreou como jurado técnico na “Dança dos Famosos”, no Domingão com Huck, da TV Globo.

Zebrinha descreve “Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia” como uma “denúncia poética, contada através das vivências e saberes das Mestras e Mestres pioneiros e protagonistas da Dança Negra na Bahia”, e afirma que “a memória da Dança Negra na Bahia é também a memória da resistência negra na Bahia, memória da história da Bahia e memória da resiliência democrática da Bahia”.

Neste ano, o Cine PE acontece de 4 a 9 de setembro. As entradas são gratuitas e podem ser retiradas diariamente na bilheteria do Teatro do Parque, a partir das 17h. As sessões se iniciam às 19h.