Ortodontista promoverá avaliações gratuitas entre os dias 25 e 28 com vagas limitadas, no Recife

Assim como nas demais áreas da saúde, na ortodontia também é possível tratar precocemente problemas, evitando o seu agravamento na vida adulta. Neste mês, a campanha Julho Laranja visa conscientizar e enfatizar que os cuidados vão além da boa saúde bucal e sua higienização. Entre os principais problemas apresentados na campanha está a oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares).

O Julho Laranja tem como principal foco crianças a partir de seis anos, mas também estão incluídos os pré-adolescentes e adolescentes que não tiveram acesso aos tratamentos odontológicos e ortodônticos corretamente na infância. Entre os informes compartilhados, estão ainda informações sobre hábitos que podem prejudicar na vida adulta, a exemplo de sucção de dedo e o uso prolongado de chupetas e mamadeiras.

No Recife, a ortodontista Cristiane Araújo é uma das apoiadoras da campanha todos os anos. Com isso, entre os dias 25 e 28 ela promoverá em seu consultório, na Zona Norte, avaliações gratuitas para crianças a partir de seis anos, com objetivo de ajudar no diagnóstico precoce. “Conhecer, entender e prevenir é o caminho menos doloroso e custoso para grandes problemas que podem seguir até na vida adulta”, defende.

“Muitas vezes os pais deixam para cuidar depois por acreditar que o filho ainda não têm idade para tratamentos, mas já podemos iniciar com seus anos. No final, isso vai evitar sofrimentos na adolescência, além de ações dolorosas, que podem afetar até no processo social e psicológico desses meninos e meninas”, finaliza Cristiane Araújo, mestre em odontologia, pela Universidade Federal de Pernambuco, com residência em ortodontia, pela OrtoG e em Harmonização Orofacial com certificação tripla nacional e internacional.

O agendamento para os interessados na avaliação gratuita acontece pelo WhatsApp (81) 99748-5861. Vagas limitadas.

Dados

Em pesquisa realizada por alunos do Curso de Especialização em Ortodontia, da Universidade Federal da Bahia, em 2010, com 4.776 crianças, foram constatados importantes dados. 85,17% deles possuíam algum tipo de alteração oclusal; 19,58% eram acometidos com mordida cruzada; E 52,97% apresentavam cárie e/ou perdas dentárias. Na conclusão, ficou entendido que das crianças examinadas, 72,34% poderiam receber intervenção ortodôntica preventiva.

Julho Laranja
A campanha foi idealizada em 2019 por uma odontopediatra e ortodontista, a Dra. Cibele Albergaria. O mês escolhido foi o de julho justamente pelo período das férias escolares e a cor laranja por simbolizar alegria, vivacidade e confiança.