Judocas garantem pódios no primeiro dia da modalidade nos Jogos Escolares da Juventude.

 

Natal, 22 de novembro de 2018 – Hoje os Jogos Escolares da Juventude deram início as competições em mais quatro modalidades diferentes: handebol, basquetebol, luta olímpica e judô. Pernambuco já garantiu as primeiras medalhas desse novo momento com as meninas do judô.

 

A primeira foi com a judoca Rebeka Venceslau, da Escola Municipal Santa Edwirges, em Jaboatão dos Guararapes. Ela disputou a categoria mirim (12 a 14 anos) até 40 kg e garantiu o lugar mais alto do pódio com o golpe decisivo do judô, aplicando um ippon na atleta Kaillany Soares do Distrito Federal.

 

Já Vivian Ramos, da Escola Estadual Padre Luiz Cassiano, em Petrolina, disputou a categoria mirim até 48 kg e ficou com a prata após derrota nas punições para a carioca Cailane Mendes.

 

Com as medalhas conquistadas hoje, o quadro de medalhas pernambucano conta com dez ouros, seis pratas e nove bronzes, totalizando 25 pódios.

 

Handebol

No handebol quem mandou ver foram as meninas do Anglo Líder. Em uma chave muito complicada, a equipe da categoria infantil (15 a 17 anos) garantiu a classificação para as semifinais com vitórias incontestáveis por 27×17 no Centro Educacional Suzano Costa – RJ e 23×16 sobre o Colégio Gusch – RS. Amanhã a equipe tem um dia de descanso antes da partida semifinal no sábado contra um adversário ainda não definido.

 

Já no mirim o Anglo garantiu mais uma vitória ao derrotar por 24×14 o Colégio Mãe Divina Providência do Mato Grosso. As meninas decidem a classificação para as semifinais amanhã e dependem apenas de si para avançar.

 

Basquete

O basquete feminino de Pernambuco está representado pelo Colégio Agnes tanto no mirim quanto no infantil. No mirim, as meninas pegaram uma chave complicada e perderam para o Monteiro Lobato do Paraná, na prorrogação, por 28×31 e para o Campos Salles – SP por 28×49. No infantil o começo foi promissor com uma vitória por 62×29 sobre o Colégio Marista – ES mas a derrota para o CEJ – SC por 49×56 faz com que elas tenham que esperar o duelo entre Marista e CEJ amanhã (23) para saber se chegam as semifinais.


No masculino, por outro lado, o Colégio Salesiano representa Pernambuco nas duas categorias. No mirim, os meninos lutaram muito mas pararam na defesa do Colégio São José de Santa Catarina. Mesmo com a derrota por 35×51 eles ainda tem chances de se classificarem amanhã. No infantil o Salesiano venceu por 68×53 o Santa Rosa – PA e depende apenas de suas próprias forças para chegar às semifinais da competição.

 

Paralimpíadas Escolares

Já em São Paulo o esporte escolar pernambucano está bonito nas Paralimpíadas Escolares. Ontem (21) foi o primeiro dia de competições e Pernambuco garantiu nove medalhas logo de cara. João Pedro Albuquerque, do Colégio Militar (Petrolina – PE), conquistou duas medalhas de ouro no atletismo (60m e salto em distância). Alfredo Silva, da Escola São Sebastião (Ouricuri – PE), também conseguiu ouro, na prova dos 75m do atletismo. Na natação, o ouro foi para Fábio Vitório nos 100m costas. As medalhas de prata ficaram nas mãos dos atletas João Pedro Albuquerque e Alfredo Silva, mencionados acima. Eles conseguiram as medalhas nas provas de lançamento de pelota e lançamento de dardo, respectivamente. Joyce Silva, da Escola Municipal CAIC (Pesqueira – PE), também ficou com as pratas no arremesso de peso e 100m. Maria Raiane, da Escola Cônego Eugênio (Gravatá – PE), finalizou o dia recheado de pódios com o bronze no tênis de mesa.

 

Na quinta-feira, o ritmo não diminuiu. Wanderson Monteiro do EREM Devaldo Borges, em Gravatá, levou o bronze no tênis de mesa individual Classe 7M. No arremesso de peso conseguimos a prata com Jonathan Marcelo, da Escola Arruda Marinho, em Pesqueira. O primeiro ouro do dia veio com Felipe Cavalcante da APAE Petrolina, campeão nos 400 metros Classe T37. Ele também levou o bronze no salto em distância. A natação fechou o dia com mais quatro medalhas. Ana Beatriz Gomes, do EREM José de Lima Júnior, em Carpina, foi ouro nos 100 metros nado peito categoria SB8 e prata nos 100 metros livres categoria S9. O outro destaque das piscinas foi Fábio Vitório, do Colégio Marechal Gaspar Dutra, no Recife. Ele já tinha levado um ouro no primeiro dia e hoje garantiu duas pratas na categoria S8 nos 100 metros livre e 100 metros peito. No total, Pernambuco conquistou 17 medalhas em dois dias de competição nas Paralimpíadas Escolares.