A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, inaugurou na última terça-feira (20 de fevereiro), o primeiro Ambulatório Especializado em Ensino e Serviços (AEES) do Nordeste. A unidade de saúde está localizada ao lado da prefeitura municipal, no bairro de Prazeres, e terá atendimento ambulatorial da população, via regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a construção do AEES, foram destinados R$ 12 milhões em recursos do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), firmado entre a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão e a prefeitura municipal. A inauguração do ambulatório faz parte do compromisso de contrapartida da Afya ao município de Jaboatão, dentro do edital da instituição de ensino com o Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal. Dentro dos princípios do PMM, a faculdade Afya é a responsável pela formação e qualificação de médicos vinculados ao programa federal, em Jaboatão dos Guararapes.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito Mano Medeiros, a primeira-dama Andréa Medeiros, a secretária municipal de saúde Zelma Pessôa, a secretária executiva de gestão em saúde Nadjane Arcanjo, o presidente da câmara municipal Adeildo da Igreja, a diretora da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão Vanessa Piasson e todo o corpo administrativo da instituição de ensino, além secretários municipais e representantes de órgãos reguladores da saúde municipal.

Em seu discurso, o prefeito destacou que um equipamento de saúde como o AEES possibilita um avanço significativo no atendimento à saúde da população jaboatonense. “Há uma grande quantidade de atendimentos represados e agora vamos conseguir avançar muito. Temos a responsabilidade de atender a população que é muito carente e nos cobra muito. Queremos um atendimento de excelência para a nossa população, com acolhimento, recebendo bem e atendendo dentro do prazo. O grande desafio com esse equipamento será no dia a dia, mostrar que temos um atendimento de excelência para a nossa população”, falou.

“Não foi fácil chegar até aqui, a construção foi lenta, cuidadosa e criteriosa, exatamente para entregar o melhor equipamento que servisse de exemplo, não só para Jaboatão, mas para o Nordeste e o Brasil de como se faz saúde, chegando mais perto da população. Construindo o lado acadêmico, com a importância da evidência científica e do aprendizado dos estudantes de medicina, na qualificação da oferta dos serviços de saúde na gestão pública”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Zelma Pessôa.

A diretora da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão Vanessa Piasson informou que muitas pessoas estão querendo conhecer esse projeto inovador e o que será realizado no AEES vai muito além dos atendimentos mensais. “Vão acontecer muitas atividades e projetos, não só de ensino com os nossos estudantes, mas que vão entrar na comunidade, com informação, educação e serviço para ajudar as estatísticas da gestão da saúde do município”, completou.

Atendimento – Com 3.173,16 m² de área total e 1.815,78 m² de área construída, a nova unidade de saúde conta com 15 salas de especialidades, salas de pequenos procedimentos, farmácia, salas de exames como eletrocardiograma, raio X, salas de discussão de caso, auditório, um campo de futebol com dimensões reais e grama sintética e mais. O equipamento será administrado integralmente pela rede municipal de saúde e a demanda será regulada também via encaminhamento médico de acordo com as normas estabelecidas pela gestão pública.

O ambulatório funcionará de segunda a sexta, das 7h às 17h, tendo à disposição 15 médicos por turno. Para cada médico, um grupo de até seis estudantes, a partir do 5º período do curso de medicina da Afya, acompanhará os atendimentos. A previsão é que sejam realizados 1.370 atendimentos por mês no ambulatório, que vai ofertar, inicialmente, consultas nas áreas de psicologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, mastologia e dermatologia. Posteriormente, deverão ser implantados serviços de raios-x, ultrassonografia e atendimento de farmácia.

SOBRE O COPAES JABOATÃO

O município do Jaboatão dos Guararapes foi pioneiro na implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) no Estado, em 2017, estratégia hoje premiada pelo seu pioneirismo e seus excelentes resultados com investimentos contínuos na construção coletiva de uma Rede SUS Escola. Junto com as instituições de ensino, trabalhadores da rede municipal e controle social, no intuito de formar o profissional dentro dos cenários reais do mundo do trabalho trazendo impactos significativos à saúde da população.

SOBRE A AFYA

A Afya, maior hub de educação e soluções digitais para médicos no Brasil, é líder no ensino de medicina no Brasil e atualmente possui 3.163 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O grupo conta com 32 Instituições de Ensino Superior, sendo 30 com oferta do curso de medicina, e 15 unidades de pós-graduação e educação continuada na área médica e de saúde, cobrindo todas as regiões do Brasil.

Única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira, a Afya é pioneira na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. A empresa inova no mercado a partir de 2020, com a construção de um portfólio robusto e diversificado que facilita o dia a dia da prática clínica com soluções como o Afya Whitebook, Afya iClinic, Afya Papers, entre outras.

Atualmente, um em cada 3 médicos e estudantes de medicina do país utiliza pelo menos uma solução digital da Afya. São quase 300 mil usuários ativos impactando a vida de milhões de brasileiros ao ano por meio de atendimentos com suporte da tecnologia. Se cada um deles atender, em média, 5 pacientes por dia, 20 dias no mês, são 360 milhões de pacientes atendidos.

Há mais de 20 anos formando médicos em cidades de pequeno e médio porte pelo país, o propósito da Afya é transformar a saúde em conjunto com quem tem a medicina como vocação. Em 2022, foram realizados quase meio milhão de atendimentos gratuitos de medicina, saúde e outras áreas do conhecimento às comunidades de entorno dos campi com o apoio de 662 parcerias para cenários de prática (graduação e pós-graduação).

Em julho de 2019, a Afya foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq. A bolsa americana foi escolhida pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio medicina & educação & saúde. Mais informações em www.jaboatao.afya.com.br e ir.afya.com.br.