Livro-reportagem da premiada jornalista Daniela Arbex sobre o incêndio na Boate Kiss, que deixou 242 mortos em 2013, Todo dia a mesma noite ganhará uma adaptação pela Netflix
A comovente história registrada na obra lançada pela Intrínseca em 2018 vai virar uma série dramática com cinco episódios, com produção da Morena Filmes. A versão audiovisual terá o mesmo título da obra original.
As filmagens vão começar no início de 2022 e a série terá consultoria criativa da autora. O premiado cineasta Gustavo Lipsztein (Tensão em alto mar) lidera a equipe de roteiristas, com direção de Julia Rezende (Um namorado para a minha mulher).
No livro, Daniela usa sua expertise e sensibilidade para reconstituir os acontecimentos em torno de uma das maiores tragédias da história recente do Brasil: o incêndio da boate Kiss, que causou a morte de 242 pessoas na cidade de Santa Maria (RS), em 27 de janeiro de 2013. Para escrever a obra, a autora analisou as 20 mil páginas que compõem o Caso Kiss na Justiça e entrevistou mais de 100 personagens de Santa Maria — ouvindo mães e pais de vítimas, sobreviventes, peritos, o ex-prefeito da cidade e até profissionais de saúde que pela primeira vez falaram sobre o caso.
A partir desse material, ela reconstrói cenas do dia do incêndio, mostra como o episódio abala ainda hoje a cidade e dá aos números e aos fatos a dimensão humana necessária. Dolorosa, mas indispensável, a obra conduz a uma compreensão ampla das consequências de descuidos banalizados por empresários, políticos e cidadãos, ajudando a erguer um memorial contra o esquecimento dessa noite tenebrosa.
Com prefácio de Marcelo Canellas, premiado repórter do Fantástico, quarta capa assinada por Marcelo Beraba, diretor do Estadão em Brasília e conselheiro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e imagens feitas pela fotojornalista Marizilda Cruppe, Todo dia a mesma noite é uma impactante tomada de consciência, um despertar de empatia pelos jovens que tiveram seus futuros barbaramente interrompidos.
DANIELA ARBEX é autora do best-seller Holocausto brasileiro, reconhecido como Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). O livro foi adaptado para documentário pela HBO. Em 2015, lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016). É seu também Todo dia a mesma noite, livro de 2018 que narra a história não contada da boate Kiss. Daniela foi eleita a melhor repórter investigativa do Brasil em 2020 pelo Troféu Mulher Imprensa e tem ainda outros 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso e o americano Knight International Journalism Award. Foi repórter especial do Jornal Tribuna de Minas por 23 anos e atualmente dedica-se à literatura.
TODO DIA A MESMA NOITE, de Daniela Arbex
Editora Intrínseca
Páginas: 248
Livro impresso: R$ 49,90
E-BOOK: R$ 24,90