Oficinas de graffiti, danças urbanas, percussão, cine debate e concurso de poesia fizeram parte da programação do evento

Ao longo de cinco dias de muita arte e poesia, o evento literário Peró Poético tomou conta do Instituto Peró Arte e Cidadania, instituição social mantida pelo Shopping Guararapes. Com o tema “Em toda rua há poesia”, o objetivo deste ano foi prestigiar os artistas de rua, e trabalhar o tema tanto para os alunos do Instituto, quanto para o público externo que se inscreveu no evento realizado pela Biblioteca Comunitária Peró. 

Em sua 5º edição, o Instituto quis trazer um pouco das artes urbanas que fazem parte do cotidiano e dão sentido às comunidades, exaltando os artistas locais e sua importância e contribuição na construção do ser social. Cerca de 80 crianças do município de Jaboatão dos Guararapes frequentam o Instituto atualmente.

“O Peró Poético desse ano carrega em seu estandarte a poesia de rua, vivenciada por meio das artes urbanas que encontramos no nosso dia a dia e, assim, busca valorizar os artistas que fazem parte do nosso cotidiano”, pedagogo do Instituto Peró, Hugo Maciel. 

 Foi por meio de oficinas de graffiti,  artesanato, danças urbanas, percussão, cine debate, que o Instituto Peró abraçou as ruas, levando poesia a todas as esquinas.Além das oficinas, acontece nesta sexta-feira (26) o concurso de poesia, que irá premiar o vencedor com R$100 em vale presente na Livraria Cultura. 

Sobre o Instituto Peró

Com base na arte, educação e empregabilidade, o Instituto Peró Arte e Cidadania, instituição mantida pelos empreendedores do Shopping Guararapes, possui 17 anos de atuação, transformando a vida de famílias em vulnerabilidade social no município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Mais de 6 mil pessoas já foram atendidas pelo instituto.

Usando a arte e a profissionalização como caminhos de incentivo à educação, cidadania e protagonismo, o Instituto tem entre as principais atividades o acesso à leitura para crianças, jovens e adultos, por meio de ações na sua Biblioteca e em espaços públicos como praças, paradas de ônibus e escolas; aulas de dança, música, cidadania e educação ambiental, além de projetos de formação profissional.