Premiação busca reconhecer o trabalho de pesquisadores e instituições na área de Saúde para a população da América Latina
Estão abertas, até o dia 31 de outubro de 2018, as inscrições para a XII Edição do Prêmio Carlos Slim em Saúde. Promovida pela Fundação Carlos Slim e divulgação do Instituto NET Claro Embratel, a iniciativa tem como objetivo reconhecer o trabalho de pesquisadores e instituições sem fins lucrativos na área de Saúde. Além do reconhecimento e prestígio que a premiação representa, os vencedores recebem um valor de 100 mil dólares em cada uma das duas categorias apresentadas abaixo:
- Carreira em Pesquisa: reconhece pessoas que se dedicam à pesquisa em Saúde e cujo trabalho tem permitido a geração de soluções para os grandes desafios da Saúde na América Latina;
- Instituição Destaque: homenageia as instituições latino americanas, sem fins lucrativos, públicas e privadas, que tenham implantado programas que trouxeram melhorias, na área da Saúde, para as comunidades onde estão inseridas.
Na categoria Carreira em Pesquisa, os candidatos devem comprovar experiência profissional de 15 anos no campo de pesquisa em Saúde e os projetos devem ser inscritos por indicação de um terceiro. Já, categoria Instituição Destaque, a organização deve contar com experiência de 10 anos de atuação e a inscrição deverá ser realizada por um integrante do Conselho de Administração, diretoria ou patrocinador da iniciativa.
Após o período de inscrição, cada projeto será avaliado, rigorosamente, por um júri independente, que será integrado por especialistas de instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras, e também por vencedores de edições anteriores do Prêmio.
“Ao apoiarmos o Prêmio Carlos Slim em Saúde, reforçamos o incentivo a ações que possam impactar de forma positiva a vida das pessoas em nosso País, por meio de inovações em pesquisa e desenvolvimento”, comenta Daniely Gomiero, Vice-presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel e Diretora de Responsabilidade Social e Comunicação da Claro Brasil.
O Prêmio Carlos Slim em Saúde, lançado em 2007, já recebeu mais de mil pesquisas inscritas, de 23 países, premiando, ao todo, 23 projetos em locais como: Argentina, Colômbia, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Peru e El Salvador.
O Brasil foi contemplado três vezes: duas na categoria Instituição Destaque – em 2010, com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano Sul (Celafiscs), e em 2013, com a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) – e uma na categoria Carreira em Pesquisa, para o Dr. César Gomes Victoria. As informações completas sobre os prêmios estão disponíveis no sitewww.premiosensalud.org e as inscrições serão aceitas até 31 de outubro deste ano. Os vencedores serão anunciados no primeiro trimestre de 2019.