O CDFF funcionará em dois locais: Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e na Arena de Pernambuco, abrindo as portas para 200 meninas e mulheres a partir dos 13 anos de idade.
Na manhã desta sexta-feira (08), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Educação e Esportes, em consonância com as diretrizes do Ministério do Esporte, inaugurou o primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) do estado de Pernambuco. Este centro, coordenado pela Secretaria Executiva de Esportes, está sediado no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. O projeto está alinhado à política do Ministério do Esporte em relação ao desenvolvimento do Futebol Feminino e faz parte da campanha do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027.
Em um dia que simboliza a luta histórica travada pelas mulheres em busca de direitos igualitários, o Governo do Estado promove uma iniciativa em um esporte que ainda é predominantemente masculino, mas que vem crescendo e possui um potencial significativo a ser explorado na classe feminina. O CDFF tem como objetivo incentivar, desenvolver e democratizar o acesso à formação esportiva na modalidade de futebol para crianças, jovens e adultos, garantindo, com qualidade, o direito constitucional ao esporte e promovendo a descoberta de novos talentos.
“A celebração do Dia da Mulher é um momento para reconhecermos as conquistas alcançadas até aqui, mas também para refletirmos sobre os desafios que ainda enfrentamos. Nosso compromisso, no Governo de Pernambuco, é garantir políticas públicas que verdadeiramente possam melhorar a vida das mulheres pernambucanas, proporcionando-lhes igualdade, justiça social e respeito”, destacou Raquel Lyra, governadora do estado.
O Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino de Pernambuco tem como meta atender a 200 meninas com idades a partir de 13 anos até a idade adulta. A iniciativa será dividida em turmas para sub-15, sub-17, sub-20 e 20+. As atividades ocorrerão nos turnos da manhã, tarde e noite, três vezes por semana, sendo dois dias no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e um na Arena de Pernambuco. O transporte para a Arena será providenciado pelo projeto. As inscrições para o CDFF estão abertas e são feitas exclusivamente online através do Instagram do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont @psantosdumont.
“Nosso objetivo é trabalhar tanto a parte técnica da modalidade quanto a preparação física, psicológica e nutricional. Queremos proporcionar um ambiente propício não apenas para a iniciação esportiva no futebol feminino, mas também para o desenvolvimento e potencialização das que desejam se tornar atletas”, enfatizou Luciano Leonidio, secretário executivo de Esportes.
A equipe experiente que liderará o projeto é composta pelos técnicos Ricardo Menezes, coordenador do projeto, Gleice Falcão, Flávia Espíndola e Márcio Menezes, além dos preparadores físicos Jailson Cintra e Sérgio Botelho.
Ricardo Menezes ressaltou a importância pedagógica do projeto e a ampla faixa etária envolvida: “É um privilégio trabalhar com o futebol feminino desde cedo. Nosso foco será o desenvolvimento, a formação e a educação por meio do esporte, abrangendo desde crianças até adultos. O projeto está aberto a todos”.
O evento de inauguração, realizado no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, sede da Secretaria Executiva de Esportes e do projeto, contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, da secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, da secretária da Mulher, Mariana Melo, e do secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.
O Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino de Pernambuco é o primeiro projeto desse formato em todo o Norte-Nordeste e apenas o segundo no Brasil. O Ministério do Esporte lançou o primeiro Centro dessa iniciativa no final do ano passado, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.