Nova etapa do projeto marca expansão das atividades para mais dois territórios na região metropolitana do Rio, com 38 turmas já em funcionamento nas áreas de eSports, Desenvolvimento e Design para Jogos e ensino de inglês

A IHS Brasil, parte do grupo IHS Towers, um dos maiores proprietários, operadores e desenvolvedores independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo em número de torres, e o Grupo Cultural AfroReggae iniciaram uma nova etapa do AfroGames, projeto que promove inclusão digital e formação técnica de jovens em comunidades periféricas e áreas altamente adensadas da região metropolitana do Rio de Janeiro.

O AfroGames integra a atuação da IHS nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de territórios e o fortalecimento de trajetórias individuais por meio da educação.

Neste ano, o projeto iniciou uma nova etapa de expansão, com a abertura de unidades em São Gonçalo — trabalhando com uma escola da rede municipal — e em Vigário Geral somando-se aos Centros de Treinamento (CTs) do Complexo da Maré. Com essa expansão, o AfroGames passou a contar com quatro unidades em operação, atendendo 240 adolescentes e jovens em 24 turmas dedicadas às trilhas de Desenvolvimento e Design para Jogos e eSports, sendo que todas elas também incluem aulas de inglês — área estratégica para a inserção no mercado de trabalho. Para o ensino do idioma, formaram-se 14 turmas, entre as quais os alunos são divididos, de acordo com o nível no qual se encontram.

O AfroGames adota um projeto pedagógico baseado em trilhas formativas. Na trilha de Criação de Jogos, os jovens optam entre Desenvolvimento ou Design. Na trilha de eSports, escolhem uma modalidade específica para aprofundar o treinamento. Como inovação desta etapa, foram criadas turmas intermediárias, ampliando a continuidade da formação para alunos que concluíram os ciclos iniciais.

Com as atividades em funcionamento desde março, o AfroGames se consolida como uma das mais relevantes iniciativas de inclusão tecnológica e qualificação profissional no país. Em comunidades com acesso restrito a oportunidades, o projeto oferece uma resposta estruturada às exigências de um mundo em constante transformação, que demanda novas habilidades e conhecimentos.

A parceria com a IHS Brasil reforça o compromisso com soluções sustentáveis de alto impacto social, valorizando a educação, a inovação e a escuta ativa dos territórios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *