13º Festival de Teatro de Igarassu, o Festig, teve início no último dia 27 com espetáculos teatrais descentralizados para crianças e adultos

O município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, segue respirando muita arte e cultura com a realização do 13º Festival de Teatro de Igarassu – Festig. Até o próximo dia 30, crianças e adultos podem conferir apresentações gratuitas realizadas de forma descentralizada pela cidade, com espetáculos de grupos oriundos de Pernambuco, do Ceará, Rio de Janeiro e até da Argentina.

Além dos espetáculos, a programação contempla ainda uma oficina de marionetes com o tema “Fazemos Bonecos e Não Lixo”, ministrada pelo ator e bonequeiro argentino Fede Abaca. Essa, será promovida em duas oportunidades e com foco em alunos, no dia 28, na Escola Ana Caldas Brandão, em Cuieiras e no dia 30, na Escola Irineu Marques da Fonseca, em Três Ladeiras. Neste ano,

Idealizado pelo Grupo Teatral Ariano Suassuna (GAS), o Festig tem como objetivo fortalecer a cultura local e promover um intercâmbio, possibilitando visibilidade para grupos e companhias de teatro do estado e do país. Para a região, o foco é na ampliação e construção de novas plateias, com mostras de espetáculos das mais variadas linguagens, de forma descentralizada em diversas regiões da cidade.

“O Grupo Teatral Ariano Suassuna tem um imenso orgulho de realizar há treze anos esse trabalho, um festival que leva para todo o município espetáculos e oficinas, promovendo o acesso aos bens culturais de forma gratuita e para todos os públicos”, celebra Albanita Almeida, coordenadora do Festig.

Neste ano, o homenageado do festival será o multiartista Pedro Nambuco. O Festig vai receber grupos oriundos do Recife, Camaragibe, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Igarassu e Garanhuns, em Pernambuco, de Aracati, no Ceará, do Rio de Janeiro e de Catamarca, na Argentina.

O Homenageado

Ator, pintor, cenógrafo, artista plástico e mamulengueiro: Um Multiartista! Nascido em 1982 na cidade de Alagoinhas-BA, Pedro Nambuco iniciou trajetória artística no município de Igarassu, no Grupo Teatral Ariano Suassuna. Formado em Geografia e Teatro, é um dos fundadores do Grupo de Bonecos Mulungu. Atualmente faz sua criatividade florescer no audiovisual; nas telas do cinema, nos anúncios publicitários e nas produções teatrais. Recentemente, inaugurou uma livraria, um espaço que reflete sua paixão pela narrativa e pelo conhecimento.

Programação

27/11 – A Cara do Pai
19h – Espaço Cultural Grupo Ariano Suassuna

27/11 – Auto da Compadecida
20h – Biblioteca Municipal de Igarassu

27/11 – O Circo de Todos
15h – Centro Integral Fernando Henrique Lucena

28/11 – TEARIN VIAJERO, ZAPATEO Y ZARANDEO
9h – Escola Ana Caldas Brandão- Cuieiras

28/11 – MIB, Improvisando de Preto ( Jogos de Improviso)
19h – Espaço Cultural Grupo Ariano Suassuna

28/11 – O Folclore do Amor
20h – Largo da Igreja de São Sebastião

29/11 – Pele de Dragão na Carne de Mulher
19h30 – Espaço Cultural Grupo Ariano Suassuna

19/11 – Bafafá
16h – Largo dos Santos Cosme e Damião

30/11 – TEARIN VIAJERO, ZAPATEO Y ZARANDEO
9h Escola Irineu Marques da Fonseca – Três Ladeiras

30/11 – O Gaioleiro
19h Espaço Cultural Grupo Ariano Suassuna

30/11 – ENCONTRO PROFANO-VELHO TABICA E VELHA BOCHECHA
20h Largo da Igreja de São Sebastião

OFICINA- “FAZEMOS BONECOS E NÃO LIXO”
28/11 – 11h Escola Ana Caldas Brandão – Cuieiras
30/11 – 11h Escola Irineu Marques da Fonseca – Três Ladeiras