Como parte das comemorações pelo Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, moradoras do Centro Geriátrico Padre Venâncio, localizado na Várzea, vão ter um dia especial para levar na memória: elas vão conhecer um pouco mais o Recife e passear sob as suas pontes, a bordo de um catamarã. Mantida pela Santa Casa de Misericórdia, a instituição acolhe 54 idosas em situação de vulnerabilidade social, muitas delas sem nenhum vínculo familiar. A ação, que será realizada na próxima quarta-feira (23/10), às 15h, está sendo organizada por voluntárias do projeto Faça o Bem, que pretendem chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão social dos idosos.
As voluntárias conheceram o abrigo pela internet e, desde a primeira ação, ficaram encantadas com o trabalho que é realizado no Centro Geriátrico Padre Venâncio. “Desde o início, criamos uma relação de confiança com a diretoria e com as idosas. Por isso, fazer ações beneficentes por lá virou um hábito nosso”, conta Ana Souto, uma das integrantes do Faça o Bem. “Sempre discutimos a possibilidade de tirar as que estão mais ativas do abrigo para que elas possam passear um pouco. Quando lançamos a ideia, vimos que elas ficaram bem felizes”.
No dia da ação, as idosas serão transportadas por um ônibus e recepcionadas no Restaurante Catamarã, onde farão um lanche e seguirão para o passeio de barco para ver as pontes do Recife. O grupo também vai aproveitar para celebrar o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “Queremos fazer essas mulheres se sentirem bem e, como o Recife é muito bonito, achamos uma boa ideia. Principalmente porque muitas delas nunca tiveram a oportunidade de fazer um passeio de barco”, afirma Ana.
Para a gerente de Assistência Social e Educação da Santa Casa de Misericórdia do Recife, Esmeralda Moura, a iniciativa é importante para que as idosas construam memórias afetivas e interajam com outras pessoas. “Um passeio como esse gera uma expectativa muito boa nas idosas porque é algo diferente, elas vão conhecer outras paisagens, respirar outros ares e isso traz um resultado muito bom para o comportamento delas, além da construção de novas memórias e ampliação da capacidade cognitiva”, comemora.
Mês do Idoso: Durante a programação do Mês do Idoso, a Santa Casa mobilizou equipes multiprofissionais e promoveu diversas atividades lúdicas para os idosos de seus dois abrigos. Uma delas foi um passeio à praia de Boa Viagem, com o apoio do Projeto Praia Sem Barreiras. Tereza Cavalcante, uma das moradoras do Centro Geriátrico Padre Venâncio, chegou a chorar de emoção, pois há anos não via o mar: “Hoje eu estou feliz e emocionada. Eu não esperava nunca. Achei que nunca mais fosse vir à praia. Muito obrigada, meu Deus! Muito obrigada!”. As idosas também participaram de oficina de culinária e um bingo.
Já os idosos do Abrigo São Francisco de Assis, situado em Palmares, receberam a visita especial de crianças e adolescentes que vivem no Lar Casa de Heleninha e na Associação Social Paróquia Palmares (ASPP). A ação foi promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com a Santa Casa de Misericórdia. Houve troca de experiências entre as gerações, além de música, lanches e presentes. Durante a festa, um dos moradores falou sobre a alegria em ser tão bem cuidado pelos funcionários da instituição. “Faz muitos anos que eu estou aqui. Eu vivia sozinho em uma casa, em um quarto. Mas estou bem satisfeito agora. O abrigo é meu e de todos”, contou, emocionado, o Sr. Antônio Juvino. Além dele, a Santa Casa acolhe, no local, outros 28 homens e mulheres idosas em situação de abandono ou violência doméstica.