Foto: Costa Neto / Secult-PE

Dois grandes artistas pernambucanos, Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos, serão reverenciados na abertura do palco PernambucoMeu País, com espetáculo homônimo dirigido pela coreógrafa Maria Paulo Costa Rêgo e músico Jam da Silva 

A primeira edição do Festival Pernambuco MeuPaís (@festivalpernambucomeupais) contará, nas noites de abertura da programação do palco homônimo, com uma apresentação inédita que une música e dança numa homenagem às trajetórias artísticas construídas pelos homenageados Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos. O Espetáculo Pernambuco MeuPaís, que tem direção do músico Jam da Silva e da coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo, será apresentado, pela primeira vez, no município de Bezerros, no dia 19 de julho, primeiro dia do evento na cidade, que também receberá outras atrações do festival até o dia 21 do mesmo mês.

Relembrando o convite que recebeu da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) para assinar a direção musical, Jam da Silva compartilha que vê no evento uma oportunidade de expandir as raízes locais. “Receber esse convite foi muito especial para mim. O Festival Pernambuco Meu País vem com força total e com o objetivo de fortalecer e divulgar a nossa arte e a nossa cultura”, inicia, antes de exaltar os trabalhos em conjunto que estão sendo produzidos, além de revelar detalhes do que poderá ser apreciado pelos olhos do público. 

“O processo está sendo todo coletivo e com uma força muito grande. Isso é lindo demais e reverenciar esses dois ícones mundiais é muito necessário. A música e a dança andam juntas para celebrar essa festa de encontro de Abelardo com Naná, de corpo e alma. Estamos trabalhando a obra musical de Naná Vasconcelos com a nossa vivência de hoje. Vai ser um olhar para um Naná nordestino, contemporâneo, experimental, cinematográfico, abstrato e poético. Ele é um portal, um farol com muitas luzes”, elenca.

A ligação dele com o homenageado Naná Vasconcelos, aliás, não é recente. Em junho de 2015, Jam da Silva esteve entre os nomes escolhidos para a abertura de um show de Naná na Argentina, por meio do Conexão PE, no Centro Cultural Kirchner.

Quem também salienta a construção conjunta do espetáculo para uma entrega emocionante ao público é a coreógrafa Maria Paula Costa Rego. Ela ainda fala sobre a responsabilidade de ajudar a imortalizar no palco os legados dos dois homenageados. 

“É uma responsabilidade imensa mostrar a beleza e a poesia que há nas obras de Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos. Estamos trabalhando para alcançarmos o coração do público pernambucano e mostrarmos a potência poética desses nossos dois grandes artistas, e como é importante ter conhecimento sobre eles para que possamos prosseguir a partir do resultado alcançado por essas vidas dedicadas à transformar suas raízes em arte. Será um encontro do público com dois grandes artistas pernambucanos que se foram, mas que deixaram um grande legado para todos nós. A obra musical de Naná Vasconcelos move e embala bailarinos e músicos, entrelaçados pelas pinturas e esculturas de Abelardo da Hora”, cita.

O público também poderá acompanhar de forma gratuita cortejos com manifestações da cultura popular das cidades que receberão a oportunidade de vivenciar Pernambuco na condição de país durante o período de três dias. Os cortejos seguirão pelas ruas das cidades, exaltando a identidade local, até o palco onde serão realizadas as sequências de apresentações. 

FESTIVAL – O Festival Pernambuco Meu País terá circulado, até o dia 1º de setembro, pelos municípios de Taquaritinga do Norte (realizado no último final de semana); Bezerros/Serra Negra, de 19 a 21 de julho; Gravatá, de 26 a 28 de julho; Pesqueira, de 2 a 4 de agosto; Caruaru, de 9 a 11 de agosto; Triunfo, de 16 a 18 de agosto; Arcoverde, de 23 a 25 de agosto; e Buíque, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.

O objetivo do Festival Pernambuco Meu País é promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem sua cultura como parte da identidade de estado-país. Ao todo, o Festival Pernambuco Meu País contará com 80% de artistas locais, beneficiando 700 mil pernambucanos de forma direta.

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco(Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Para mais informações sobre o Festival Pernambuco Meu País, acesse www.cultura.pe.gov.br/festivalpernambucomeupais ou a conta no Instagram @festivalpernambucomeupais.