Estabelecida em 2008 pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme é celebrado no dia 19 de junho e tem por objetivo informar e aumentar a compreensão sobre essa condição genética que afeta pessoas no mundo inteiro. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2014 e 2020 o Brasil apresentou uma média anual de 1.087 novos casos de crianças diagnosticadas com a doença falciforme, uma incidência de 3.78 a cada 10 mil nascidos vivos. No geral, a estimativa é de que há entre 60 mil e 100 mil pacientes com a doença no país.

A doença falciforme é uma condição genética e hereditária de anemia, caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos rígidos em formato de foice – diferente da forma redonda e flexível normal – que dificultam a passagem de oxigênio para o cérebro, pulmões e outros órgãos. “A doença não tem cura e pode comprometer funções importantes do organismo, podendo levar a crises dolorosas, retardo do crescimento, infecções pulmonares, AVC, inflamações e úlceras”, explica Dra. Maria do Carmo Favarin, hematologista do Sabin Diagnóstico e Saúde em Ribeirão Preto.

“Por isso é fundamental o diagnóstico precoce para oferecer um tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O diagnóstico preciso, que geralmente é feito na triagem neonatal, permite o início de intervenções terapêuticas e medidas preventivas que podem minimizar as complicações associadas à doença”, complementa Favarin.

Os avanços científicos e tecnológicos permitem que atualmente seja possível realizar testes genéticos que identificam a doença antes mesmo do nascimento, o que permite o reconhecimento da patologia desde o início e a possibilidade de já planejar o tratamento e acompanhamento necessários. Outras formas de descobrir a doença depois do período pós-natal é através da realização de exames complementares.

Após o diagnóstico, o tratamento envolve um acompanhamento médico e um programa de atenção integral, para garantir os cuidados adequados ao longo da vida. Os cuidados podem incluir medicamentos, transfusão de sangue e, em alguns casos, transplante de medula óssea. “Além disso, paciente e família precisam ser preparados para o manejo adequado da condição, que inclui medidas preventivas, identificação rápida de sinais de gravidade e cuidados em situações de crise”, orienta a hematologista.

“O primeiro passo é sempre o diagnóstico adequado, com ele em mãos podemos iniciar o tratamento de maneira mais assertiva. Por isso a triagem neonatal é fundamental. Hoje temos o Teste do Pezinho, que pode ser complementado pela Teste Genético da Bochechinha, e que é capaz de fazer a triagem para essa condição já nos primeiros dias de vida do bebê”, explica Rosenelle Araújo, médica geneticista do Sabin Diagnóstico e Saúde.

Grupo Sabin | Referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 7 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

Para conhecer mais sobre o Grupo Sabin, acesse o site da companhia

No LinkedIn da empresa também é possível conferir todas as novidades.