Dubai, um dos destinos gastronômicos mais diversificados do mundo, foi selecionado pelo Guia Michelin para ser a mais recente adição aos 35 destinos gastronômicos da América do Norte, América do Sul, Ásia-Pacífico e Europa. Lar de milhares de restaurantes, o emirado oferece uma variedade de cozinhas, desde jantares requintados a comida de rua, liderados por talentosos chefs internacionais e locais. O Guia Michelin Dubai fornecerá uma nova perspectiva e novos insights sobre a diversidade, criatividade e natureza multicultural da oferta culinária da cidade – que consiste na tradicional cozinha emirati e nas mais de 200 outras nacionalidades que vivem na cidade.
Dubai recebeu 7,28 milhões de visitantes internacionais em 2021, representando um crescimento anual de 32% e estabelecendo um marco importante na recuperação do turismo global, colocando a cidade no caminho certo para se tornar o destino mais visitado do mundo. Esses números representam a resiliência e o restabelecimento do setor de viagens e turismo da cidade. Com o turismo gastronômico em ascensão, o lançamento do Guia Michelin Dubai este ano será um catalisador para posicionar Dubai como o destino para amantes da gastronomia que buscam experiências culinárias autênticas de todos os lugares e de todos os orçamentos.
Issam Kazim, CEO do Turismo de Dubai, comenta: “Estamos entusiasmados com o fato de Dubai ter sido adicionado ao renomado guia Michelin, uma das fontes mais confiáveis de experiências culinárias nos principais destinos do mundo. Dubai já foi votado por viajantes globais como o destino mais popular do mundo no Tripadvisor Traveller’s Choice Awards 2022 e essa nomeação representa o reconhecimento da cidade como um centro gastronômico global, inspirado no objetivo de tornar Dubai o lugar mais procurado do mundo e a melhor cidade para viver e trabalhar. Estamos entusiasmados por nos juntarmos à família Michelin Guide e descobrir a seleção especial para o emirado.”
A seleção será feita de acordo com a metodologia testada e aplicada pelos inspetores do Guia Michelin com base nos cinco critérios universais, incluindo a qualidade dos ingredientes, o domínio da culinária, a harmonia dos sabores, a personalidade do chef através dos pratos, a consistência ao longo do tempo e em todo o menu. Estes critérios são aplicados em todos os restaurantes selecionados para ajudar os gastrônomos de todo o mundo a fazer uma escolha entre tantas opções de alta qualidade.
“Temos o prazer de anunciar que Dubai se juntará à família Michelin e apresentaremos esta nova seleção ainda este ano. Apresentaremos o melhor da gastronomia de Dubai, que refletirá não apenas o luxo e a opulência pelos quais a cidade é famosa, mas também a grande diversidade de cozinhas que Dubai oferece. Além dos chefs de renome global, também vamos nos concentrar em restaurantes simples de bairro, onde a culinária da cidade e do Oriente Médio, com sua rica cultura, é bastante presente. Esta seleção proporcionará uma visão única da diversidade gastronômica dessa incrível cidade”, diz Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias Michelin.
O Guia Michelin compartilha suas avaliações de restaurantes por meio de um extenso sistema de símbolos, dos quais os mais reverenciados são suas estrelas Michelin de renome mundial. Uma estrela Michelin é concedida aos restaurantes para sinalizar “cozinha de alta qualidade que vale a pena conhecer”, duas estrelas para “cozinha excelente que vale um desvio” e três estrelas para “cozinha excepcional que vale uma viagem especial”.
Além das cobiçadas estrelas, a seleção também incluirá a popular categoria Bib Gourmand, uma distinção concedida aos estabelecimentos que oferecem refeições de três pratos com boa relação custo-benefício. A seleção completa do Guia Michelin Dubai estará disponível online em guide.michelin.com, onde os usuários também poderão filtrar por localização, tipo de cozinha e serviços e instalações notáveis para encontrar restaurantes que correspondam às suas preferências.