Ferramentas ajudam o paciente a enfrentar as fases de adaptação

Até o ano de 2025, são esperados 704 mil novos casos de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Receber o diagnóstico dessa doença pode abalar a saúde mental do paciente, afinal, exames, tratamentos e a espera por resultados causam angústia e medo para toda a família. Por isso, a saúde emocional precisa de atenção para que a jornada da doença não traga reações intensas o tempo todo. Uma ferramenta poderosa são os grupos de apoio, que proporcionam o compartilhamento de experiências, colaboram para enfrentamento do câncer e agregam valor ao tratamento na medida em que engaja o paciente e os familiares.

“O paciente com câncer passa por diversas fases de adaptação e, em cada uma delas, existem dificuldades, mas a troca de experiência entre pessoas que estão passando pelo mesmo processo ajuda na melhora da saúde mental e garante momentos de relaxamento e descontração”, explica Renata Sales, psicóloga da Multihemo/Grupo Oncoclínicas.  

Na Multihemo Oncoclínicas, clínica oncológica, no Recife, o Programa de Promoção à Saúde (PAPO) promove encontros presenciais para favorecer o diálogo e o convívio em grupo. “A programação é elaborada por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, oncologistas, psicólogos, farmacêuticos e nutricionistas. Além de rodas de conversas e palestras, trazemos oficinas que abrangem áreas como artesanato, culinária, entre outras”, afirma Renata. Para os pacientes, os encontros impactam positivamente em suas rotinas e no bem-estar, além de aumentar seus conhecimentos. “É muito bom para nossa saúde participar dessas dinâmicas porque mostra o quanto podemos nos tratar com alegria e satisfação, além de nos ajudar a desenvolver novas habilidades. É sempre uma experiência maravilhosa”, afirma Lúcia Márcia Donato Quirino.

Além de grupos, o acompanhamento psicológico individual pode minimizar a ansiedade de quem enfrenta o câncer. “O suporte de um psicólogo ajuda o paciente a enfrentar a nova realidade, além de colaborar na superação de sentimentos negativos como baixa autoestima, desânimo e frustração. Com engajamento no processo terapêutico eles destacam que conseguem manejar repercussões psicossociais do diagnóstico/tratamento com mais facilidade e desenvolvem competências internas para enfrentamento, conseguem tomar decisões com mais segurança e, especialmente, têm maior compreensão dos próprios sentimentos”, acrescenta Renata Sales.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 133 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

Para obter mais informações, visite http://www.grupooncoclinicas.com